Inventado por Tony Holmesten e re-imaginado e animado por Hashem Al-Ghaili, o Sky Cruise é um hotel aéreo que pode hospedar até cinco mil pessoas, sem nunca precisar de aterrar. Pelo menos, essa é a ideia de um projeto que dificilmente se tornará realidade devido às leis da física e da aerodinâmica.
O comunicador científico Hashem Al-Ghaili publicou, no seu canal de YouTube, um vídeo no qual apresenta o conceito do Sky Cruise, um hotel aéreo “movido a energia nuclear, que paira sobre as nuvens”.
O hotel futurista, capaz de “alojar cinco mil hóspedes”, foi projetado para ser a “experiência de viagem suprema”, ouve-se no vídeo animado.
O seu “design elegante” combina as características de um avião comercial, com um navio cruzeiro de luxo: o Sky Cruise tem um hall gigante com uma vista de 360º, cujo acesso é feito através de um elevador, e a plataforma principal “é perfeita para atividades de entretenimento – tem centros comerciais, ginásios, piscinas, restaurantes, bares, parques infantis, salas de teatro e cinemas”.
Há também um local para organizar eventos e reuniões de trabalho e, até, um espaço dedicado a casamentos.
“Se quiser declarar o seu amor acima das nuvens, o espaço de casamentos do Sky Cruise dá-lhe a si, ao seu parceiro e aos convidados uma experiência única e memorável“, garante o cientista.
No avião existem também locais onde é possível relaxar e observar as estrelas ou as auroras boreais.
Além de tudo isto, o Sky Cruise não emitiria pegada de carbono, já que os seus 20 motores elétricos seriam movidos por energia nuclear.
Um pequeno reator nuclear usaria fusões nucleares altamente controladas para dar ao hotel aéreo energia ilimitada, o que significa que o hotel nunca ficaria sem combustível, podendo ficar a pairar no ar “infinitamente” sem tocar no solo.
De acordo com o cientista, não se sentiria turbulência na aeronave, já que os sistemas de navegação poderiam usar inteligência artificial para prever a turbulência minutos antes de acontecer. Se fosse detetada, um sistema de “tecnologia anti-turbulência” poderia impedir que se sentisse.
“Tudo está pensado para o seu conforto e segurança”, diz Hashem Al-Ghaili, garantindo que o Sky Cruise acabaria com o jet lag, enjoos e o medo de voar.
Mais. Em caso de emergência médica, o avião estaria equipado com a mais recente tecnologia e, tanto os materiais como os hóspedes, chegariam ao gigantesco hotel através de aviões comerciais elétricos que partiriam de diferentes aeroportos à volta do mundo.
No entanto, será difícil que o Sky Cruise se torne realidade devido às leis da física e da aerodinâmica.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL