Um estudo da Universidade de Durham, em Inglaterra, revela que no útero os bebés já reagem a cheiros e sabores. Essa reação, com caretas ou sorrisos, foi comprovada através de exames de ultrassom 4D realizados a 100 mulheres grávidas.
Se quando as mamãs comiam cenouras, a cara dos bebés era de satisfação, quando eram expostos a couve, por exemplo, faziam caretas de choro.
Os investigadores, do estudo publicado na revista Psychological Science, acreditam que o que as mães comem durante a gravidez pode, aliás, influenciar as preferências gustativas dos bebés e, consequentemente, ter efeitos nos hábitos alimentares.
“Vários estudos sugerem que os bebés podem cheirar e saborear no útero, mas [esses estudos] baseiam-se em resultados pós-parto, enquanto o nosso é o primeiro a ver essas reações antes do nascimento”, destaca a investigadora Beyza Ustun, citada pelo Independent.
Além disso, “acreditamos que essa exposição repetida a sabores [ainda na barriga das mamãs] pode ajudar a estabelecer preferências alimentares após o nascimento. O que pode ser importante quando se pensa em alimentação saudável”.
Aceda aqui ao estudo
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL