Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Ciência

Cientistas caminham para “ler mentes humanas”. Questões de “privacidade mental” levantadas

“Até agora, nossa mente tem sido a guardiã da nossa privacidade. Esta descoberta pode ser um primeiro passo para comprometer essa liberdade no futuro”

11:36 2 Maio, 2023 11:54 2 Maio, 2023 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Um grupo de cientistas norte-americanos anunciou esta segunda-feira algo que já foi descrito como um passo em direção à leitura da mente. Os cientistas encontraram uma maneira de usar ressonâncias magnéticas cerebrais e modelagem de inteligência artificial para decifrar “a essência” do pensamento das pessoas.

O principal objetivo deste “descodificador” é ajudar as pessoas que perderam a capacidade de comunicar, no entanto os cientistas reconhecem que a tecnologia levanta questões sobre a “privacidade mental”.

Investigações anteriores mostraram que um implante cerebral pode levar pessoas que não conseguem falar, ou digitar, a conseguirem soletrar palavras ou até mesmo frases.

Alexander Huth, neurocientista da Universidade do Texas em Austin, e coautor do estudo, revela que o descodificador de linguagem da sua equipa “funciona num nível muito diferente. O nosso sistema realmente funciona ao nível das ideias, da semântica, do significado”.

É o primeiro sistema capaz de reconstruir a linguagem contínua sem um implante cerebral invasivo, segundo o estudo publicado na revista Nature Neuroscience.

Neste estudo, três pessoas passaram um total de 16 horas dentro de uma máquina fMRI a ouvir histórias narrativas faladas, principalmente podcasts. Isso permitiu aos investigadores mapear as reações que palavras, frases e significados provocavam nas regiões do cérebro conhecidas por processar a linguagem.

Os investigadores alimentaram esses dados num modelo de linguagem de rede neural que usa “GPT-1”, o antecessor da tecnologia de Inteligência Artificial posteriormente implantado no popular ChatGPT.

O modelo foi treinado para prever a forma como o cérebro de cada pessoa responderia ao discurso percebido e, em seguida, restringiria as opções até encontrar a resposta mais próxima.

Para testar a precisão do modelo, cada participante ouviu uma nova história na máquina fMRI.

“Estamos a descodificar algo que é mais profundo do que a linguagem e, em seguida, estamos a converter isso em linguagem”, disse Huth.

Como a ressonância magnética funcional (fMRI) é muito lenta para capturar palavras individuais, ela recolhe uma “confusão, uma aglomeração de informações em alguns segundos. Assim podemos ver como a ideia evolui, mesmo que as palavras exatas se percam.”

Os investigadores anteciparam preocupações de “privacidade mental” e realizaram testes para demonstrar que o descodificador não funciona em nenhuma pessoa se não tiver já sido testado na própria atividade cerebral própria de cada um.

Os três participantes conseguiram iludir facilmente o descodificador. Ao ouvir um dos podcasts, os usuários foram instruídos a contar até sete, nomear e imaginar animais ou contar uma história diferente na sua mente. Todas essas táticas “iludiram” o descodificador, disseram os cientistas.

Em seguida, a equipa espera acelerar o processo para que possa descodificar os exames cerebrais em tempo real.

Os investigadores envolvidos pediram para que sejam criados regulamentos para proteger a privacidade mental. “Até agora, nossa mente tem sido a guardiã da nossa privacidade. Esta descoberta pode ser um primeiro passo para comprometer essa liberdade no futuro”, apelou Rodriguez-Arias Vailhen.

Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Manuel Cajuda é o novo presidente do Olhanense. Antigo treinador quer tirar clube do “coma”
    Manuel Cajuda é o novo presidente do Olhanense. Antigo treinador quer tirar clube do “coma”
  • Faro é o distrito com maior prevalência de crianças vítimas de crime e violência em 2022
    Faro é o distrito com maior prevalência de crianças vítimas de crime e violência em 2022
  • Idade da reforma não vai ser alterada apesar de revisão da esperança média de vida
    Idade da reforma não vai ser alterada apesar de revisão da esperança média de vida
  • Mulher é atropelada em Silves e fica ferida
    Mulher é atropelada em Silves e fica ferida
  • João Neves, jovem Tavirense, de 18 anos, estreia-se na convocatória da seleção de sub-21
    João Neves, jovem Tavirense, de 18 anos, estreia-se na convocatória da seleção de sub-21

Opinião

  • Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
    Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
  • A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça
    A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça
  • O desencanto e desinteresse dos jovens portugueses | Por Ludgero Faleiro
    O desencanto e desinteresse dos jovens portugueses | Por Ludgero Faleiro

Europe Direct Algarve

  • LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando horizontes [fotos]
    LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando horizontes [fotos]
  • Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
    Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
  • Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
    Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve