A chuva vai dar tréguas no próximo fim-de-semana e, “ao que tudo indica”, no início da próxima semana, caso as previsões se mantenham, explicou a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai registar-se uma “melhoria significativa” do estado do tempo no sábado, apenas com um aumento de nebulosidade no domingo, no norte e centro, “prevendo-se precipitação fraca no Minho, já no final do dia”.
“Para o dia de hoje prevê-se céu geralmente muito nublado nas regiões do norte e centro e no sul, mas apenas com precipitação no norte e cento no litoral, diminuindo de frequência a meio da tarde. No sul poderá haver períodos de chuva fraca no Alentejo”, explicou Madalena Rodrigues.
De acordo com a meteorologista, para sexta-feira está prevista ainda “alguma nebulosidade até meio da manhã e períodos de chuva fraca no norte e centro, e em especial no Minho e Douro litoral no meio da tarde”.
Para o início da próxima semana, e a manterem-se os dados hoje disponíveis, Madalena Rodrigues avança que “não haverá precipitação”.
“Durante a noite de sábado para domingo passa uma superfície frontal que vai dar a precipitação fraca no Minho [no domingo]. Se se mantiverem os dados de que dispomos hoje, não haverá precipitação no início da próxima semana”, frisou.
No continente e para as regiões do norte e centro, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, em especial no litoral, diminuindo de intensidade e frequência a partir do meio da tarde.
O vento será fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 35 km/h) do quadrante sul no litoral a norte do Cabo Raso e nas terras altas até meio da tarde.
Para a região sul, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no Alto Alentejo.
(Agência Lusa)