Este ano, o Castelo de Paderne volta a acolher a habitual “Observação de Estrelas – Perseidas”, também conhecidas popularmente como “lágrimas de São Lourenço”.
O evento decorre já no próximo sábado, dia 13 de agosto, entre as 20:30 e as 24:00. A iniciativa conta com com a presença do astrónomo Oleh Malyi, que traz consigo dois telescópios, que permitem fazer a observação do céu e das estrelas. Malyi pertence à equipa ESO – European Southern Observatory, uma organização intergovernamental que se dedica aos estudos dos astros.
A Observação das Estrelas decorre do fenómeno da chuva de meteoros das Perseidas, junto à constelação de Perseu, que todos anos no mês de agosto passa perto de nós, permitindo assim a sua observação. Desde o início do Cristianismo, o fenómeno ganhou popularmente a designação de “lágrimas de São Lourenço”.
O Castelo de Paderne é sempre o local escolhido, pelo facto de se encontrar longe das luzes da cidade e permitir uma melhor contemplação do fenómeno das chamadas estrelas cadentes.
Durante a observação, os participantes poderão ainda desfrutar de atividades educativas na Ermida, nomeadamente, o reviver de histórias antigas e participar na “Oficina do escrivão”, bem como ouvir as estórias do Mouro do Castelo, personagem que vai maravilhar todos os presentes com a lenda da Moura encantada.
Esta é uma iniciativa do Município de Albufeira, através do Museu Municipal de Arqueologia e do Arquivo Histórico, que todos os anos preparam este evento, para que os amantes da astronomia possam apreciar de perto a magia da chuva de estrelas.