O Champimóvel encontra-se estacionado na zona ribeirinha de Portimão, junto à antiga Lota, entre hoje e a próxima quinta-feira, dia 17, para promover a ciência e a investigação científica junto das crianças e jovens entre os 9 e os 14 anos.
Trata-se de uma acção de divulgação e motivação da Fundação Champalimaud, através de um filme 4D interactivo, transmitido num simulador transportável por camião TIR, que apresenta uma viagem através do corpo humano conduzida pela personagem Champi.
A película introduz o mecanismo da visão, as células e o seu material genético, a acção dos vírus, a terapia genética e – finalmente – as investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias.
Com uma duração de 25 minutos, esta apresentação dinâmica e divertida pretende despertar a curiosidade dos mais novos para os temas científicos, sendo o simulador visitado no período da manhã, entre as 10 e as 13 horas, pelas crianças e jovens participantes nas Férias Desportivas, enquanto no período da noite, das 20 às 23 horas, está aberto à população em geral, com entradas livres.
A Fundação Champalimaud, criada em 2004 por determinação testamentária de António de Sommer Champalimaud, tem por objectivo o desenvolvimento da actividade de pesquisa científica no campo da medicina, apoiando os avanços na investigação biomédica, sobretudo os que podem ter uma aplicação prática na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças.
Mais informações em: www.fchampalimaud.org.