Pelo segundo ano consecutivo, a Caixa Geral de Depósitos atribuiu os Prémios Caixa Mais Mundo, reconhecendo o mérito escolar dos 100 melhores alunos admitidos, através do concurso nacional de acesso, no ano letivo de 2019/2020, a nível nacional, em Instituições do Ensino Superior e Profissional, que têm protocolo com a Caixa.
A Caixa distinguiu cada um destes estudantes com um prémio de 1.500 euros, valorizando assim o mérito académico e incentivando a continuidade da formação e percurso estudantil a nível universitário.
Na passada quinta-feira teve lugar na Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest uma cerimónia simbólica de entrega dos diplomas a alguns dos estudantes premiados, visto que os prémios monetários já haviam sido atribuídos em março deste ano.
A cerimónia, que contou com a presença de responsáveis de 11 Institutos Universitários da região de Lisboa, teve em representação 15 estudantes dos 100 premiados. Os restantes diplomas serão entregues por responsáveis da CGD, localmente, a nível nacional.
A abertura da cerimónia esteve a cargo do presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Moita de Macedo, que felicitou a excelência destes alunos e incentivou à sua contínua preparação académica, com vista a um futuro profissional de exceção.
A CGD atribui especial importância ao mérito académico, à criação de oportunidades para alunos com menores recursos económicos ou de grupos sociais vulneráveis que demonstrem um desempenho escolar revelador do seu interesse e empenho em prosseguir o ensino superior.
Os prémios e bolsas atribuídos distribuíram-se por quatro categorias: Prémio Mérito Académico; Bolsas de Estudo para estudantes carenciados; Prémio de Mérito para estudantes de Cursos Profissionais; Prémios de Mérito para estudantes dos PALOP que concluíram o ensino secundário em Portugal e ingressaram em IES nacionais, com as seguintes nacionalidades: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor, S. Tomé e Príncipe.
Este prémio enquadra-se no âmbito do programa Caixa Social que define a Educação e o Conhecimento, focado no apoio ao Ensino Superior, como um dos seus eixos de intervenção estratégica, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, que seja sustentável, oferecendo a todos oportunidades iguais e preparando os cidadãos do futuro.
A Caixa tem vindo a reforçar a liderança no segmento Universitário mantendo parcerias e acordos de cooperação com mais de 40 Instituições de Ensino Superior a nível nacional.
A CGD foi um Banco pioneiro e inovador na relação com a Academia ao longo de mais de 25 anos, sendo também a Instituição financeira em Portugal que, desde há mais tempo, permanece ligada ao Ensino Superior, incorporando na oferta e na relação comercial os desafios e necessidades das comunidades académicas.
O programa Caixa IU – Institutos e Universidades angariou, desde 1994, mais de um milhão de clientes que configuram um segmento estratégico para CGD.
A nível nacional foram premiados alunos dos seguintes IES: Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Viseu, Universidade de Lisboa- Faculdade de Ciências, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Letras, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)- Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.