A montagem de telas de ensombramento nas ruas pedonais do Centro Histórico de Faro iniciou-se na passada segunda-feira.
Trata-se de um projecto desenvolvido pela Câmara de Faro, que contou com a colaboração da ACRAL e da Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.
A intervenção visa a requalificação do espaço público, no sentido da salvaguarda, da qualificação e da dinamização do centro da cidade, propondo a criação de um ambiente protegido dos estremos estivais, que reduza os efeitos da incidência directa da radiação solar, pelo que as telas serão retiradas durante o período de Inverno.
A fixação das telas de ensombramento é efectuada na fachada dos imóveis que marginam os arruamentos, em local adequado, que não descaracteriza nem danifica os edifícios, e que garante a salvaguarda dos edifícios classificados que se encontram nesta área. Este projecto teve aprovação da Direcção Regional de Cultura do Algarve.
A Câmara de Faro prevê que “a fase do processo que agora decorre (trabalhos preparatórios de posicionamento espacial das ancoragens) seja concluída no prazo de duas semanas, sendo que a instalação dos “toldos-vela” será efectuada em fase sequente”.
Os arruamentos que serão intervencionados, nesta fase, são os seguintes: Rua da Marinha; Rua Ivens; Rua Tenente Valadim; Rua Dom Francisco Gomes; Rua de Santo António; Rua 1.º de Dezembro; Rua Rebelo da Silva; Rua Vasco da Gama; Rua Baptista Lopes; Travessa da Mota e Rua Conselheiro Bivar.
O prazo total do procedimento de fornecimento e instalação das telas termina em 2 de Abril de 2016, prevendo-se que grande parte das mesmas seja colocada ainda este Verão.
A intervenção em causa é financiada através do PO Algarve 21 – Eixo 3, tendo integrado a candidatura denominada Programa de Acções Integradas da Vila Adentro e Baixa Comercial de Faro.
O Município de Faro espera, “numa altura em que o calor começa a ‘apertar’, oferecer um novo conforto aos munícipes e turistas que visitam a baixa. Os toldos, para além da principal função de ensombramento, darão um ar mais alegre às principais artérias de Faro, transformando-a num espaço comercial a ‘céu aberto’, incentivando as caminhadas nesta zona e possibilitando uma revitalização do ‘coração’ da cidade”.