O Centro de Estudos de Lagos recebeu recentemente o Certificado de Membro Rede de Excelência das Universidades e Academias Seniores em “resultado do bom trabalho e relevante serviço aos seniores”. A atribuição foi feita na Reunião Magna do Conselho Geral da RUTIS, realizada no passado dia 15 de Outubro de 2015, em Almeirim.
A distinção, atribuída num universo de 260 Universidades Seniores, foi apenas dirigida a 90 Universidades, sendo o Centro de Estudos de Lagos – Universidade Sénior a única do Algarve a ser distinguida.
Nessa reunião foi igualmente atribuída a Medalha de Ouro de Sócios fundadores da RUTIS – Rede que une as Universidades Seniores de Excelência -, onde se insere o Centro de Estudos de Lagos, o que ainda mais contribuiu, segundo a sua direcção, para que a Associação “se sinta honrada e fortalecida para continuar a trabalhar em prol dos seniores de Lagos”.
Pela importância de tal distinção, também a autarquia de associa a este momento, “enviando os parabéns a todos aqueles (professores, alunos e amigos da Associação, incluindo entidades públicas e privadas) que têm dado o seu contributo para que ao longo dos anos se tenha concretizado um trabalho de excelência, como aquele que agora é reconhecido a nível nacional”.
De salientar que o Centro de Estudos de Lagos, associação lacobrigense que tem a sua sede na Janela Manuelina, foi oficializada, por estatutos publicados em D.R. no dia 10 de Maio de 2001.
Com quase 15 anos de existência a associação tem vindo a crescer em número de sócios e de alunos, contando actualmente com 120 alunos inscritos em 27 disciplinas. Integrada na Rede das Universidades Seniores, a nível nacional, a RUTIS, o Centro de Estudos de Lagos, constitui uma das maiores entidades cujo público-alvo é sénior, sendo a única a sul do Tejo que detém na sua estrutura, o maior número de associados, no âmbito das Universidades Seniores do Sul do País.