No âmbito da iniciativa “Hoje quem manda sou eu” organizada pela rede de Centros Ciência Viva e que tem por objetivo a troca de diretores entre as várias entidades de todo o país decorreu, entre os dias 14 e 16 de julho, a mudança de diretora do Centro Ciência Viva de Tavira.
Ivone Fachada, diretora do Centro Ciência Viva de Bragança, viajou até Tavira para dirigir o Centro Ciência Viva de Tavira e Ana Ramos, diretora do Centro Ciência Viva de Tavira, viajou até Constância, onde trabalhou em conjunto com a equipa do Centro Ciência Viva daquela localidade em atividades relacionadas com a biodiversidade, alterações climáticas, sustentabilidade e também astronomia.
Entre as várias atividades realizadas e a troca de experiências e conhecimentos com a equipa, durante a sua passagem pelo Centro Ciência Viva de Tavira, Ivone Fachada inaugurou também a exposição temporária “B.I. Biosfera Integrada” que reúne momentos únicos captados pela lente do conceituado fotógrafo de natureza Pedro Rego.
“Esta seleção de imagens é acompanhada por um “bilhete de identidade”, para que todos fiquem conscientes do quanto cada espécie é única e importante na manutenção da biodiversidade”, explica o Centros Ciência Viva de Tavira.
As imagens pretendem demonstrar ainda “a relação existente entre a fauna e a flora e os ecossistemas onde se inserem, explorando e refletindo os temas da promoção e da conservação da natureza, numa viagem identitária, simbiótica e fascinante entre África e Portugal”.
Esta exposição de fotografia foi desenvolvida pelo Centro Ciência Viva de Bragança, no âmbito do projeto “Rotas Cientificas para uma integração intercultural” financiado pela Agência Nacional Ciência Viva (INT-349, INTEGRA) e estará em exibição no Centro Ciência Viva Tavira até 30 de setembro.