Várias organizações de Proteção Animal partilharam imagens do sucedido nas redes sociais e apesar de ainda não terem sido confirmadas as causas das mortes, acredita-se que os pássaros terão sido vítimas do lançamento de fogo de artifício.
O lançamento estava proibido por lei, mas de acordo com o jornal ‘La Repubblica’ foram inúmeras as situações em que a norma foi desrespeitada.
As imagens que estão a inundar as redes sociais mostram centenas de estorninhos espalhados pelas ruas em pleno centro de Roma.
Os ambientalistas dizem que os pássaros terão acabado por chocar contra janelas e cabos de alta-tensão.
Após os espectáculos de pirotecnia, alguns colidiram com edifícios, outros terão morrido de susto e outras aves poderão ter ficado tão atrapalhadas que não conseguiram retomar o voo e acabaram por ser atropeladas.
Várias organizações exigem o apuramento de responsabilidades e muitas pedem também a total proibição do lançamento de fogo de artifício para evitar a repetição desta situação.
Para o jornal ‘La Repubblica’, o consequente ‘massacre’ com o lançamento de foguetes deverá servir de lição para situações futuras.