O casamento entre as receitas da região e os vinhos algarvios são o mote inspirador de uma nova brochura que será lançada pela Comissão de coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), no próximo sábado, dia 6, pelas 19 horas, durante a 2ª Feira da Dieta Mediterrânica, a decorrer na baixa de Tavira durante o próximo fim-de-semana.
Ao longo dos três dias, a feira vai contar, com um mercado de produtores, passeios no território, colóquios, oficinas de gastronomia, degustações de produtos, música, exposições, entre outras actividades.
Segundo o presidente da CCDR, David Santos, “o Algarve destaca-se por elevados padrões de qualidade de vida, dentro dos princípios da Dieta Mediterrânica onde se associam os produtos do mar e da terra e onde se produzem vinhos de qualidade. Cumpre a todos promover os produtos ‘Made in Algarve’ e, em particular, os ligados à nossa rica gastronomia”. “A Feira é uma montra por excelência e abre um vasto leque de oportunidades e de partilha deste património imaterial diversificado que é o estilo de vida mediterrânico, adianta o responsável regional.
Na nota de imprensa enviada às redacções a CCDR propõe alguns casamentos de pratos e vinhos da região, “sabia que o choco guisado de Aljezur casa bem com o João Clara branco de 2013? Que os percebes de Sagres com o Marquês dos Vales blanco noir de 2013? O arroz de lingueirão com o Herdade dos Pimentéis branco? Os choquinhos com tinta à algarvia devem ser acompanhados com o Quinta dos Salicos tinto 2012? Ou que as lulas com ferrado com a Quinta da Horta Nova?”, perguntas a que a mesma CCDR dá resposta na brochura onde se liga cada prato com um vinho em perfeita harmonia.
A publicação contou com a pesquisa da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e o financiamento da EuroRegião Alentejo – Algarve – Andaluzia.
A Feira da Dieta Mediterrânica realiza-se pelo segundo ano consecutivo e conta com o apoio da CCDR Algarve e do PO Algarve 21.