A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve participa, entre 22 e 24 de janeiro, na primeira reunião do consórcio FIREPOCTEP + que se realiza em Bruxelas na sede da Finnova.
A CCDR Algarve explica em comunicado que “serão apresentadas as ações a serem implementadas pelo projeto FIREPOCTEP+ (financiado pelo Programa Interreg POCTEP 2021-2027) e sua rede de colaboração com o projeto SETOFF (cofinanciado pelo Programa Erasmus+ 2021-2027), ambos focados na temática da prevenção e extinção de incêndios florestais”.
O projeto FIREPOCTEP + atua na área de cooperação “Plurirregional” do Programa Interreg POCTEP 2021-2027 e inclui diversas ações delineadas para ter um impacto positivo no território de intervenção ao longo da Fronteira Transfronteiriça entre Espanha e Portugal. Com esta reunião em Bruxelas, inicia-se o projeto e implementam-se os grupos de trabalho, bem como se realiza a primeira reunião do Comité de Direção do projeto.
Este projeto visa combater um dos riscos naturais de grande importância no espaço transfronteiriço entre Portugal e Espanha resultantes dos incêndios florestais extremos e a sua incidência nas alterações climáticas. Tendo por base o Pacto Verde Europeu serão realizadas ações concretas que pretendem contribuir para prevenir e mitigar os impactos negativos resultantes dos incêndios florestais
Este projeto será dinamizado por 16 beneficiários: CCDR Algarve, I.P., Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil como beneficiários portugueses e Universidade de Vigo.
O projeto será também impulsionado pela Junta de Andalucía, Diputacíon Provincial de Ávila, Universidade de Extremadura, Universidade de Huelva, Universidade de Córdoba, Fundacion Empresa – Universidade Gallega, Fundación Delegación Fundación Finnova e Comunidade Autónoma de Galicia como parceiros de Espanha.
Este projeto iniciou-se a 1 de janeiro de 2024 e termina a 31 de dezembro de 2026.
Leia também: Fatura Global da Água: Faro, Tavira e Olhão são os concelhos algarvios que mais pagam