A Câmara de Castro Marim reforçou a sua equipa de limpeza e desmatação das povoações e dos terrenos florestais. Conforme explica em comunicado de imprensa, a medida surge “no âmbito da política de conservação e valorização do património natural e florestal, nomeadamente de prevenção contra os incêndios”.
São abrangidas todas as freguesias do concelho, tendo já sido terminadas as limpezas nas de Odeleite e Azinhal e em curso nas de Castro Marim e Altura.
Ainda no mesmo âmbito, a autarquia constituiu, à semelhança de anos anteriores, uma equipa municipal de intervenção florestal, que se manterá no terreno até ao final da época estival, que terá como competências o desenvolvimento de acções de prevenção, vigilância e apoio ao combate contra incêndios florestais (primeira intervenção, acções de rescaldo e vigilância após rescaldo) e acções de sensibilização das populações. Paralelamente, reforçou os trabalhos de preservação e manutenção dos espaços verdes do concelho, nomeadamente em parques e jardins, permitindo que munícipes e utentes desfrutem das condições adequadas e tornando o concelho mais atractivo para os visitantes.
O Município de Castro Marim lembra que “os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal e apela a que todos os munícipes e visitantes redobrem a sua atenção e sigam algumas medidas preventivas, como deitar o lixo em recipientes próprios, fazer fogueiras apenas em locais autorizados e a manter limpas as áreas envolventes, não deitar cigarros ou fósforos para o solo e denunciar eventuais riscos de incêndio”.
Os interessados encontram mais informações sobre a temática em: http://cm-castromarim.pt/site/conteudo/protecao-civil.