Castro Marim foi destacado no 20º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis pelas boas práticas que tem conduzido e implementado em prol da saúde e da qualidade de vida dos seus munícipes.
O compromisso de continuar a promover o bem-estar e qualidade de vida das famílias, é assumido pelo presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, como uma prioridade. A autarquia tem vindo a desenvolver “mais auxílios e políticas sociais, algumas inovadoras a nível nacional, como o programa municipal de combate à obesidade, já com mais de 150 utentes”.
Outra das iniciativas de maior sucesso e com enorme melhoria da qualidade de vida dos envolvidos foi o programa de cessão tabágica, que totaliza actualmente cerca de 290 utentes e regista uma taxa de sucesso na ordem dos 85%.
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, da qual o Município de Castro Marim é membro desde 2016, promove um conjunto de iniciativas para dar a conhecer o trabalho que desenvolve e estreita a cooperação entre os associados, tendo lançado uma publicação onde salienta as iniciativas e programas que se destacam entre 47 municípios parceiros.
Entre um amplo conjunto de iniciativas, medidas e programas implementados no território castromarinense, nas mais diversas áreas, foram destacados o Programa de Combate à Obesidade; o Programa “Ao Ritmo dos 60…”, o Programa de Combate ao Tabagismo, a Unidade Móvel de Saúde e os Workshops de Educação Ambiental nas Praias.
Mais informações sobre as iniciativas da Câmara de Castro Marim em www.cm-castromarim.pt.