Castro Marim celebra o Dia do Município a 24 de junho e este ano o ponto alto das comemorações é a abertura oficial da Estrutura de Salvaguarda do Cordão Dunar da Praia de Altura, também conhecida como Passadiço de Altura, uma importante intervenção no âmbito da proteção e preservação ambiental, mas também do ponto de vista da atratividade turística. A cerimónia está marcada para as 18:00.
“A estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a Praia da Verdelago (Altura) e a Praia da Lota (Manta Rota), com passagem na ribeira do Álamo por uma ponte”, explica a autarquia em comunicado, acrescentando que “é um passadiço com cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteia o sistema dunar, abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar e com zonas de descanso, iluminação e música”.
A intervenção envolve ainda a requalificação de cinco acessos à praia, já existentes, estimando-se o total do investimento em 752.904 euros, enquadrados no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciada a 75% pelo fundo de coesão. Quer a contrapartida nacional, quer a despesa não elegível, são comparticipadas no âmbito da linha BEI PT 2020 – Autarquias, Empréstimo Quadro assinado entre o BEI, Banco Europeu de Investimento, e Portugal.
As comemorações começam com o hastear da bandeira (9:00), seguindo-se uma breve visita às exposições da Galeria dos Presidentes da Democracia e do Brasão do Município de Castro Marim, patentes no edifício sede da autarquia.
Na sessão solene, pelas 11:00, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, serão homenageados os funcionários com mais de 25 anos de serviço público e será apresentado um vídeo promocional sobre a água, realizado no âmbito da obra de abastecimento de água a 32 povoações do interior do concelho, investimento integrado no PO SEUR, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.
À noite as celebrações continuam, este ano já abertas à comunidade, pese embora com as limitações inerentes ao controlo da pandemia Covid-19. O Revelim de Santo António, palco cultural por excelência, acolhe, pelas 21:30, o espetáculo de teatro “Móce mó”, pelo Grupo de Teatro “A Gorda”, com João Evaristo e Joaquim Parra. Segue-se, às 22:00, o concerto de Luís Trigacheiro, vencedor do The Voice Portugal.
Os dois eventos têm entrada gratuita mas a ocupação é limitada, pelo que é necessário marcar previamente o seu lugar no Gabinete de Apoio ao Munícipe atravé do telefone 281 510 778.
A realçar ainda a passagem do “Tradição sobre Rodas” na vila de Castro Marim, na noite de 23 de junho, data em que habitualmente decorria o Concurso de Mastros, que este ano não se pode realizar por forçada situação pandėmica.