José Leitão e Clarisse Breda têm 28 anos e decidiram cumprir um sonho de longa data. O jovem casal foi à Irlanda do Norte buscar sete ovelhas de raça Suffolk, de linhagem britânica, com o objetivo de desenvolver a sua genética no Algarve.
As ovelhas Suffolk inspiraram a criação das conhecidas “Ovelhas Choné”.
José Leitão explicou ao POSTAL que existem duas raças de ovelhas Suffolk, uma francesa e outra inglesa.
“Nós decidimos ir à origem buscar as ovelhas Suffolk. Fomos ao Reino Unido em setembro e depois elas chegaram em outubro. Adquirimos seis fêmeas e um macho”, explica.
“Este foi um sonho em conjunto com a minha mulher. Nós sempre quisemos ter ovelhas, mas preferimos ter poucas e boas do que um rebanho muito grande, agora arranjámos um bom sítio para elas”.
José Leitão e Clarisse Breda têm as ovelhas na Quinta das Poupas, no Algoz, (Silves), local onde também residem.
José Leitão realça ainda que pretende expandir a criação das ovelhas.
“Elas vêm todas prenhas de um carneiro que foi o carneiro mais caro do ano passado. Custou cerca de 43 mil euros”, recorda.
“O nosso objetivo é vender a genética”, acrescenta.
Quanto ao público alvo que poderá adquirir as ovelhas Suffolk, José Leitão esclareceu ao POSTAL que “ou será alguém que queira ter estas ovelhas de origem, que pretenda ter uma genética boa ou então pessoas que tenham rebanhos de outras raças e que queiram melhorar os borregos, porque ao fazer o cruzamento com as Suffolk sairão crias muito maiores”.
José Leitão e a mulher têm uma relação bastante próxima com os animais desde sempre. Os jovens formaram-se em medicina veterinária e abriram uma clínica na Guia, Albufeira.
“Antes de abrirmos a clínica já contactávamos bastante com este tipo de animais. No Algarve iniciámos a nossa atividade trabalhando com ovelhas, vacas, porcos e cavalos”, recorda.
Jovens pretendem participar no Campeonato Nacional de Suffolk
Os médicos veterinários pretendem participar no Campeonato Nacional de Suffolk já no próximo ano.
“Existe uma competição nacional onde só podem concorrer animais nascidos em Portugal e as nossas ovelhas vão começar a parir em janeiro, por isso só os filhos é que vão poder competir”, afirma José Leitão.
Quanto às caraterísticas específicas desta raça, o médico veterinário salienta que “as ovelhas Suffolk são animais de caráter dócil e que apresentam especificidades a nível anatómico”.
“Estas ovelhas têm os membros pretos e a ponta das orelhas viradas para fora”, explica.
O casal conclui que “o objetivo a curto prazo é ter um rebanho com cerca de 30 ovelhas e depois tudo dependerá das condições do pasto e da própria terra”.
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)