A Delegação de Faro do CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, que no concelho de Faro apoia cerca de quatrocentos agregados familiares em situação de carência, entre sem-abrigo, idosos, famílias e individuais, lançou este mês a campanha “Tecto Amigo”.
Durante a época de Verão, aquela instituição particular de solidariedade social vai organizar um roteiro pelos principais pontos de atracção turística, bem como pelas principais cadeias hoteleiras, festivais de Verão e Aeroporto de Faro. A campanha será realizada em parceria com algumas empresas do Algarve e terá como principio a divulgação de produtos regionais, ao serviço de causas sociais.
As receitas provenientes destes produtos serão utilizadas para implementar até ao final do corrente ano o novo projecto “Tecto Amigo”, que pretende colmatar a necessidade de uma habitação condigna a quem está em situação de extrema necessidade e sem meios económicos para a obter.
O projecto pretende proporcionar “o mais rápido possível habitação a indivíduos e famílias em situação de risco psicossocial, fornecendo igualmente serviços e conexões de apoio à base comunitária, nas quais se integra o tratamento de suporte nas áreas da saúde física e mental, processos aditivos e reinserção profissional”, afirma o CASA em nota de imprensa enviada à nossa redacção.
Assim, podem-se candidatar todos os indivíduos e famílias que social e/ou economicamente manifestem uma situação de vulnerabilidade, ou estejam desprovidos de apoio familiar (desempregados, dependentes (álcool, drogas e outros), pessoas sem abrigo; entre outros).
Estabelecidas parcerias com várias entidades da região
Para que o “Tecto Amigo” decorra da forma mais profícua possível foram formadas parcerias com as autarquias, IEFP, Segurança Social, Administração Regional de Saúde, instituições sociais e proprietários de habitações, que irão colaborar, cada um na sua área, de forma a serem dadas respostas nas diferentes valências integradas no projecto.
Os contratos serão efectuados a preços controlados com as autarquias e proprietários de habitações, que poderão incluir a recuperação das habitações assim como a colocação do seu equipamento, caso seja necessário, contanto nestes casos com a boa vontade de empresas sediadas na região que nos poderão auxiliar neste sentido, com alguns materiais.
Segundo informa o CASA, “cada agregado que tenha sido aprovado para integrar o projecto terá que cumprir determinados objectivos pré-estabelecidos respectivos à sua autonomização, nomeadamente a sua reinserção no mercado de trabalho, e, concomitantemente, terá um prazo temporal de três anos para concretizar os objectivos, findo este espaço temporal e cumpridos todos os objectivos, este poderá continuar na habitação sendo reformulado o contrato com o proprietário da mesma”.
O Centro de Apoio ao Sem Abrigo estabelece como meta final “ao fim do primeiro ano de implementação do projecto, a integração no mesmo, de um mínimo de 15 utentes (agregados ou individuais), passando para 35 utentes no final do segundo ano (agregados ou individuais – entre os que transitam do ano anterior e os novos)”.
Assim, quem quiser apoiar o projecto “Tecto Amigo” e dar o seu contributo para ajudar quem mais precisa pode adquirir os produtos regionais, até ao próximo dia 15 de Setembro, em locais como o Aeroporto de Faro, Salgados Palm Vilage, São Rafael Suits, Hotel Cerro Mar, Salgados Dunas Suites, Vila Galé Marina, Vila Galé Cerro Alagoa, Vila Galé Atlântico, Hotel Ampalius, Vila Galé Tavira, Vila Galé Albacora Tavira, Salgados Palm Village, Hotel Real Marina Olhão, Hotel Hilton, Hotel Tivoli Marina, Vila Galé Marina, Hotel Epic Sana, Hotel Monte da Quinta, Hotel Ria Park, Hotel Vale das Oliveiras e Hotel Sheraton.