Olhão vai ter entre 9 e 14 de Agosto uma oferta musical única na região e mesmo em todo o sul do país. A verdade é que nos seis dias do Festival do Marisco, que abre hoje as portas, não há rival para o cartaz preparado pela autarquia liderada por António Pina para aquele que é o evento maior do concelho de Olhão.
É de marisco e dos melhores pratos de frutos do mar que se faz o festival olhanense e a procura é sempre muita, com milhares e milhares de pessoas a fazerem de Olhão uma paragem obrigatória por estes dias, mas este ano a aposta do município é fortíssima com alguns dos melhores nomes da cena musical portuguesa a marcarem presença no Jardim Pescador Olhanense.
E há música para todos os gostos, como há pratos para todos os paladares com a Ria Formosa sempre como pano de fundo. Tony Carreira abre hoje as performances e garante enchente, com as fãs a terem, uma vez mais, o seu ídolo por terras de Olhão.
A fechar o festival, no dia 14, sobe ao palco Anselmo Ralph e o ritmo único de fusão daquele que é um dos rostos mais visíveis da música pop portuguesa da actualidade.
Pelo meio ficam os espectáculos imperdíveis de The Gift, Xutos & Pontapés, Ana Moura e Cuca Roseta e Pedro Abrunhosa e assim se completa um cartaz de luxo que obriga a várias marcações na agenda de quem tem vontade de ver ao vivo ídolos da arte de cantar.
O marisco
Mas o Festival do Marisco, como o nome indica, é acima de tudo a montra maior do marisco, especialmente daquele que é oriundo da Ria Formosa, que banha Olhão de lés-a-lés, e é esta a razão de ser deste evento que, em 2014, tem a sua 29ª edição.
Apresentado em conferência de imprensa na cidade cubista, o festival apresenta-se em toda a sua pujança, porque afinal, como refere o autarca António Pina, “é em tempos de crise que devemos fazer um esforço maior para manter a qualidade”.
De entre as novidades apresentadas para esta edição está a possibilidade de adquirir os bilhetes através da Ticketline, ou seja, em qualquer ponto do país é possível comprar o ingresso para a festa maior do concelho olhanense.
O preço dos bilhetes
Já a compra dos bilhetes no local do festival pode ser realizada a partir das 18.30 horas, to¬dos os dias do certame.
Quanto a preços, os adultos pagam nove euros para aceder ao recinto – excepto no dia 14, data da actuação de Anselmo Ralph em que o preço sobe para os 12 euros -, enquanto as crianças entre os sete e os 12 anos pagam quatro euros. Até aos seis anos a entrada no festival é gratuita.
O Festival do Marisco abre as portas todos os dias às 19.30 horas e o fecho do evento ocorre pela uma hora da manhã.
A câmara olhanense não deixa os créditos por mãos alheias e aguarda a presença no festival de mais de 50 mil visitantes, número em linha com as anteriores edições e que se atinge com um investimento semelhante ao do ano anterior, a rondar os 600 mil euros.