A cantora algarvia Susana Travassos vai actuar esta terça-feira, pelas 19.30 horas, em Medelin, no Auditório Fundadores, da Universidade EAFIT, na Colômbia.
O concerto está integrado no programa Primavera Musical, que reúne, para além da artista portuguesa e de artistas colombianos, representantes do Chile e de Espanha.
Este programa, que é organizado por aquela conceituada universidade colombiana, abriu no passado dia 14 de Março com a actuação do grupo africano Tinariwen, que integra músicos do Mali e da Argélia.
Susana Travassos, que passa grande parte do ano no Brasil, onde está a fazer uma carreira muito apreciada e acarinhada, inicia com este concerto uma digressão pela América Latina, que a irá levar, entre outros lugares, a Buenos Aires e a Montevideu, Uruguai, onde participa numa semana cultural portuguesa, ao lado do artista plástico Alexandre Farto e do escritor Valter Hugo Mãe.
Nesta sua digressão por terras sul-americanas, Susana Travassos é acompanhada por Ricardo Araújo na guitarra portuguesa e Michi Ruzitschka na viola.
Este é um concerto onde o fado estará, naturalmente presente, mas onde não faltarão também outras sonoridades do universo musical que a cantora tem construído, desde que em 2008 lançou o seu primeiro CD “Oi Elis”, um tributo a Elis Regina e que atravessou o atlântico para começar a pisar palcos brasileiros e lançar o seu segundo CD, “Tejo Tiété” em parceria com o violinista brasileiro Chico Saraiva, que é já a expressão desta fusão dos universos musicais português e brasileiro.
Cantora vai lançar novo trabalho em Maio
Em fase de lançamento, a cantora algarvia tem um novo trabalho, com lançamento anunciado para Maio próximo, com concertos já agendados para o Algarve, Espanha e França, intitulado “Asas de água”, que consubstancia o seu percurso notável de busca de experiências, trocas culturais e reconhecimento internacional feito ao longo dos seus sete anos de carreira.
Como ela própria define, “Asas de água é esse estado de busca interna e externa, de descobrir o mundo e descobrir-se a si mesma, podendo assumir todos os estados, do líquido ao gasoso… Uma viagem que se faz pelo mar e pelo céu para poder um dia regressar à própria terra”.
Enquanto não chega o reconhecimento nacional, Susana Travassos vai conquistando outros mundos, com aquele espírito indomável que caracterizou os nossos descobridores e hoje o Brasil está rendido ao seu talento.
Dela diz a grande compositora brasileira Ana Terra, “ao assistir e ouvir Susana cantar, senti uma forma avassaladora de força e doçura combinadas. Como se ela tão jovem, carregasse a ancestralidade de todas as mulheres do mundo” e o poeta e compositor português Tiago Torres da Silva, diz que “a própria alma de Susana parece que se agiganta quando canta e que ela serve a canção, não a vaidade de ser cantora”.
Susana Travassos tem participado no Brasil em importantes projectos e dado concertos em palcos onde foram também figuras de cartaz artistas como Milton Nascimento, Renato Braz, Carminho, Teresa Salgueiro, António Zambujo, Maria João e Mário Laginha. E entre gravações e espectáculos, tem cantado ao lado de músicos como Chico César, Zeca Baleiro, Toninho Horta, Chico Pinheiro, Renato Braz, Ná Ozzeti, Gabriel Grossi, Chico Saraiva, Alexandro Gismonti e Jean Charnaux.
Recentemente participou no programa “Cantoras Portuguesas” produzido para a TV brasileira “Canal Brasil” e foi convidada por Ana Terra, uma das mais importantes compositoras brasileiras para dar voz a um DVD de comemoração dos seus 40 anos de carreira, entretanto apresentado, no passado dia 22 de Janeiro, em concerto de estreia, no Sesc Pompeia, em São Paulo, tendo sido muito elogiado pela crítica.