A pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia (SPO) está a desenvolver a nível nacional uma campanha de sensibilização destinada a prevenir as quedas e as respectivas consequências ao nível ortopédico nos portugueses seniores.
“O tratamento das fracturas osteoporóticas representaram em 2006 um total de 52 milhões de euros só em gastos hospitalares e cerca de 40% dos cidadãos destas idades caem e sofrem fracturas do colo do fémur, sendo que 40% ficam com uma incapacidade grave e 20 a 30% e morrem no primeiro ano após estas fracturas”, revelam os dados veiculados pela autarquia de Faro, uma das autarquias locais que aderem a esta campanha nacional.
A campanha passa pela disponibilização à população de informação sobre os perigos mais comuns que estão na origem destes acidentes, o que é feito através de uma brochura informativa dirigida à comunidade.
Sob o nome “Não caia nisso” a campanha informativa é uma das respostas dadas pela SPO que entende que “é um dever da sociedade científica para com a sociedade civil, alertar e consciencializar a população para a importância da prevenção das quedas, como forma de evitar o sofrimento físico, psicológico e social de tantos portugueses (em 2006 dados da Direcção-Geral de Saúde revelaram a existência de 9.523 fracturas do colo do fémur tratadas cirurgicamente nos Hospitais Portugueses)”.