O transporte escolar de cerca de 254 alunos vai custar aos cofres da autarquia de Vila do Bispo perto de 112 mil euros este ano, revelou o município liderado por Adelino Soares.
“À semelhança do que aconteceu no ano passado, a autarquia irá assumir as despesas com as assinaturas de linha de estudante do ensino secundário em 50%. Assim todos os alunos do 10.º ao 12.º ano que frequentam o ensino em Lagos e que não beneficiem de qualquer escalão irão beneficiar de uma redução no seu passe em 50%. Para os alunos que detêm o escalão A, o transporte é comparticipado a 100%. Relativamente aos alunos que usufruem do escalão B, a Câmara também comparticipa estes em 50% sobre o valor que os mesmos teriam de suportar, ou seja, estes só pagarão 25% sobre o valor total do passe”, revela a autarquia.
Além destes apoios em termos de transporte para os alunos que frequentam escolas fora do concelho, a autarquia investiu ainda 11 mil euros no apoio financeiro ao agrupamento de escolas de Vila do Bispo e entregou manuais escolares aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico de todo o concelho no valor de sete mil euros, que abrangem 140 crianças.
Paralelamente, lembra a Câmara, estão a decorrer, até ao próximo dia 31 de Outubro, as inscrições para a atribuição das de Bolsas Estudo e Bolsas de Investigação.
Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal, garante que “o apoio à educação será sempre uma das principais prioridades do executivo, já que é importante proporcionar iguais condições de ensino a todos, permitindo, ao mesmo tempo, atenuar os elevados encargos financeiros dos agregados familiares com a educação dos seus educandos”.
“Estes apoios educativos destinam-se a minorar os encargos relacionados com o cumprimento da escolaridade obrigatória e frequência do ensino secundário dos alunos do concelho”, remata o autarca.