A Câmara de Vila do Bispo deliberou na reunião do Executivo, de 24 de Junho, atribuir um apoio financeiro no valor total superior a 118 mil euros às quatro Juntas de Freguesia do concelho para o ano de 2016.
Daquele montante, a atribuição de cerca de 43 mil euros teve como base 20% sobre o montante atribuído pela Administração Central a cada Freguesia. Assim, a Junta de Freguesia de Barão de São Miguel recebe quase 5 mil euros, a de Budens mais de 10 mil, a de Sagres cerca de 10 mil e a de Vila do Bispo e Raposeira 18 mil euros.
Estes valores destinam-se a fazer face às despesas daquelas Juntas de Freguesia, no âmbito das suas competências e atribuições, atenuando, assim, a insuficiência das verbas atribuídas pela Administração Central, através do Fundo de Equilíbrio Financeiro.
Tal como nos anos anteriores, a Câmara Municipal deliberou, também, atribuir um apoio financeiro adicional a todas as freguesias do concelho, no valor total de 75 mil euros, onde deste montante a freguesia de Barão de São Miguel receberá 15 mil e as restantes 20 mil euros cada. Estes valores serão afectos única e exclusivamente a despesas de investimento a realizar pelas respectivas freguesias.
Foi ainda deliberado a atribuição de uma bolsa de contrato emprego-inserção e inserção-mais, até ao máximo de quatro beneficiários, de forma a possibilitar às Juntas de Freguesia inserirem pessoas em situação de desemprego, diminuindo assim as dificuldades sociais e económicas vividas no concelho.