A Câmara Municipal de Faro aprovou um conjunto de apoios ao Movimento de Apoio à problemática da Sida de Faro (MAPS de Faro), procurando assegurar a viabilização do projeto de apartamentos partilhados para habitação temporária para cidadãos que estão em situação de sem-abrigo.
Intitulado “TMN – Tua, Minha, Nossa”, este projeto, anteriormente protocolado com a Segurança Social e com o Município de Faro, consiste na preparação de dois apartamentos partilhados para acolhimento temporário de 10 pessoas nestas duas habitações. Para esse fim, a Câmara aprovou por unanimidade a cedência de um apartamento municipal, de tipologia T3, sito na Av. Cidade Hayward.
Segundo explica a autarquia farense, “a cedência assume a forma de um contrato de comodato e terá a duração de um ano, ficando este apartamento a ser gerido pelo MAPS de Faro”.
A Câmara irá também custear “o arrendamento de um segundo apartamento, com a mesma tipologia, para reforço desta medida”. O valor deste apoio cifra-se em 6.240 euros para 2021 e cobre todas as despesas com rendas e caução.
Para além disto, a vereação aprovou, ainda por unanimidade, a atribuição ao MAPS de Faro de um apoio financeiro de 10.377 euros, destinado à execução de obras de adaptação no apartamento municipal e aquisição de equipamentos para ambos os imóveis, no âmbito deste Projeto TMN – Faro.