Durante 15 dias a Câmara de Faro vai estar disponível para ouvir a opinião dos farenses sobre dois planos de urbanismo que se encontram em fase de desenvolvimento pelos serviços da autarquia.
Tratam-se do Plano de Pormenor para o Largo Dr. Francisco Sá Carneiro (mais conhecido por largo do mercado) e do Plano de Urbanização do Areal Gordo, que a edilidade considera deverem ter participação pública dos munícipes.
Neste período, refere a nota informativa da autarquia, “os interessados poderão proceder à formulação de sugestões, bem como à apresentação de informações, no âmbito do procedimento de elaboração dos referidos planos”.
A área de intervenção do primeiro plano tem aproximadamente 3,5 hectares de solo urbano, integrando o Largo Dr. Francisco Sá Carneiro e um troço da Rua Dr. Cândido Guerreiro, e corresponde a uma área consolidada e de referência para a cidade, sobre a qual incide alguma pressão urbanística. Para a Câmara “é necessário reorganizar a estrutura urbana por forma a garantir uma correta relação entre edifícios e as zonas urbanas envolventes, assegurando ainda um espaço público com condições de mobilidade para todos”.
Já o Plano de Urbanização do Areal Gordo tem uma área de Intervenção de aproximadamente 133 hectares, localizada em zona predominantemente rural, a nascente da cidade da Faro, junto à EN 125.
Com a elaboração deste plano, pretende-se essencialmente promover uma ocupação sustentável da Campina de Faro bem como promover a reestruturação e renovação urbana. Outro objetivo fundamental é o desenvolvimento de uma área empresarial municipal e a expansão e requalificação da área infra-estruturada com vista ao acolhimento de atividades empresariais, para a relocalização de empresas e indústrias situadas ao longo da EN 125, em perímetros urbanos ou em solo rural.