O Município de Alcoutim vai atribuir uma comparticipação financeira no montante de 4.262,98 euros à Almargem – Associação de Defesa do Património, Cultural e Ambiental do Algarve, para fazer face às despesas de gestão e manutenção da Grande Rota Pedestre Via Algarviana.
A autarquia alcouteneja rocorda que “a Almargem é atualmente a entidade responsável pela manutenção e desenvolvimento desta Grande Rota Pedestre, em articulação com os 13 municípios envolvidos neste Projeto (Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Tavira, S. Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos, Portimão, Vila do Bispo, Albufeira e Faro)”.
A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre (GR13) com uma extensão de 300 km que atravessa o interior do Algarve, entre Alcoutim e o Cabo de S. Vicente, dividida em 14 setores.
Esta grande rota tem ainda, percursos complementares, nomeadamente no concelho de Alcoutim, a Rota do Contrabandista, dividida em 2 sectores na freguesia de Alcoutim, e o percurso audioguiado “Entre Montes e Moinhos”, na freguesia de Vaqueiros.
“A Via Algarviana tem um grande valor intrínseco, dado que desde a sua criação, em 2006, tem-se tornado na “Espinha-dorsal” de uma rede de percursos pedestres no Algarve que a complementam e lhe criam diversas alternativas, ao sabor dos gostos e das capacidades dos caminhantes. Estimula o empreendedorismo em áreas de baixa densidade e com graves problemas de despovoamento, como é o caso do concelho de Alcoutim, e é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo ativo e de natureza sobretudo na época baixa, funcionando assim como mais um meio de combate à sazonalidade”, destaca a Câmara de Alcoutim.
Leia também: Pode descobrir o proprietário de um carro pela matrícula. Saiba como o fazer