A Direcção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado com uma série de recomendações aos cidadãos devido às previsões de valores de temperatura muito elevados.
“Na sequência da previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para valores de temperatura muito elevados, especialmente da máxima, e após o registo de temperaturas máximas observadas próximo ou superiores a 40 graus centígrados no Alentejo, são emitidos alertas vermelhos, para dia 29 de Junho de 2015 [hoje], para os distritos de Portalegre, Évora e Beja e concelhos de Grândola, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém”, lê-se no comunicado da DGS citado pela Agência Lusa.
Algarve também com previsão de temperaturas altas
No Algarve as previsões do IPMA para os próximos 10 dias indicam, no caso de Faro, temperaturas máximas entre os 27 graus centígrados para hoje e os 35 graus, previstos para o próximo Domingo. As temperaturas vão subir já no próximo Sábado (33), com Segunda e Terça-feira da próxima semana a terem como previsão 34 graus.
Portimão conta hoje com uma previsão de 30 graus centígrados, a mais baixa dos próximos dez dias, com o próximo Sábado a ver os termómetros subirem até aos 37 graus e Domingo, Segunda e Terça-feira da próxima semana a fecharem a previsão com 38 graus.
O interior promete aquecer
No interior da região, Monchique conta com temperaturas previsíveis sempre superiores a 30 graus para os próximos dez dias, a começar hoje com 31 graus e podendo atingir 36 graus centígrados no Domingo e Segunda-feira da próxima semana. Para Silves os dias mais quentes estão também previstos para os próximos Sábado (38º), Domingo (40º) e Segunda e Terça-feira da próxima semana, ambos os dias com 39 graus de previsão quanto a temperaturas máximas.
No Sotavento Alcoutim arranca hoje com 33 graus de temperatura máxima e de acordo com o IPMA pode ver a canícula atingir os 41 graus centígrados na Segunda-feira da próxima semana. São Brás de Alportel, também na serra algarvia, registará hoje de acordo com a antevisão da meteorologia 31 graus, mantendo-se os próximos dez dias acima dos 30 graus, com a próxima Segunda-feira a poder atingir 39 graus centígrados.
Grupos de risco e cuidados especiais a ter com o calor
De acordo com a informação disponibilizada pela Linha Saúde 24, do Ministério da Saúde, os grupos de risco para as situações de especial calor são as crianças até cinco anos e pessoas idosas, os portadores de doenças crónicas, nomeadamente os que sofrem de afecções cardíacas, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo e doença mental, as pessoas acamadas, obesas e que que tomam alguns medicamentos, nomeadamente anti-hipertensores, anti-arrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos.
Entre os conselhos de prevenção estão o aumento de ingestão de líquidos, nomeadamente água ou sumos de fruta natural, mesmo que não sinta sede, a hidratação especialmente frequente de crianças, idosos e acamados, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína ou ricas em açúcar, bem como as bebidas quentes.
Aconselham-se refeições leves, o uso de roupa solta, de preferência de algodão e de cores claras, evitar a exposição directa ao sol – especial entre as 11 e as 16 horas – e o uso de protector solar não inferior a índice 15 (adultos) ou 20 (crianças).
Evitar a permanência em viaturas expostas ao sol, sempre que possível viajar de noite e nunca deixar crianças, doentes ou pessoas idosas dentro de veículos expostos ao sol são outros dos conselhos deixados pelos serviços de saúde.
(com Agência Lusa)