Assim que entrámos no mês de abril, o horário das carreiras para a ilha da Armona ficou mais alargado, no entanto, esta terça-feira, as ligações marítimas entre Olhão e a Armona encontram-se suspensas. Tal acontece porque o cais de embarque da ilha não acompanhou a evolução das marés e durante a baixa mar este não se encontra na superfície da água.
Para já, as carreiras públicas que asseguram a ligação entre Olhão e a Armona estão suspensas, pelo que as únicas formas de aceder à ilha são através de barco-táxi ou embarcação própria. De salientar que, enquanto cada trajeto na carreira pública tem o custo de dois euros, no caso do barco-táxi terá de pagar um total de 25 euros e a embarcação pode transportar um máximo de seis pessoas, pelo que o preço por pessoa pode começar perto dos cinco euros.
Este preço aplica-se apenas para os barcos-táxi da empresa Passeios Ria Formosa, pelo que este pode variar consoante a empresa que escolher para efetuar a ligação marítima. De momento, ainda não se sabe quando é que as carreiras públicas serão retomadas. Quando tal acontecer, note que o primeiro ferry sai de olhão às 8h e o último barco parte do cais da Armona às 19:30h. No início de junho o horário é novamente alargado.
Atualmente a ilha da Armona está a ser alvo de obras de saneamento e de remodelação da rede de abastecimento de água potável, às quais se poderão juntar trabalhos de requalificação do cais de embarque.
Leia também: É aqui que fica o hotel mais antigo do Algarve