Os municípios do Algarve entre os mais procurados na web a nível nacional revela o estudo (VER) da consultora internacional Bloom Consulting, sedeada em Madrid.
Num mundo onde o turismo, investimento e escolha de lugar para viver é, cada vez mais, determinada pelas pesquisas feitas pelos interessados na internet, nomeadamente através de motores de busca a consultora desenvolveu uma ferramenta web para obter todos os dados relevantes sobre o comportamento e tomada de decisão de turistas, investidores e cidadãos quando procuram/seleccionam um destino municipal através da internet.
De acordo com a empresa “a ferramenta permite, não só compreender a popularidade de uma cidade, região ou país como destino, mas também perceber quais os principais focos de interesse dos mais variados públicos-alvo nessa mesma cidade, região ou país”.
A consultora internacional analisou e publicou parcialmente de forma gratuita o comportamento dos internautas quando efectuam buscas on-line sobre 308 municípios portugueses e os resultados colocam os do Algarve entre os mais bem posicionados a nível nacional.
As categorias alvo do estudo são pesquisas sobre visitar, fazer negócios e viver em cada concelho e para os resultados participaram “mais de 6 milhões de palavras chave e combinações possíveis de pesquisa online”, revela a consultora.
Faro lidera a nível regional
Na região o município mais procurado na internet nas três áreas sob análise foi Faro, sendo que o concelho ocupa a primeira posição regional em negócios e viver e a quinta em visitar. Um dos temas mais pesquisados sobre Faro foi “praia”, revela o estudo que coloca o concelho no 11º posto do ranking nacional.
A segunda posição regional foi entregue ao município rei do turismo no Algarve, Albufeira. Os dados não negam a característica turística do concelho, ficando em primeiro lugar da região no que toca a buscas relacionadas com visitar, em segundo quanto a negócios e em terceiro no Algarve no que respeita a buscas relacionadas com viver.
O terceiro lugar foi atribuído a Portimão, com classificações regionais de quarto lugar em negócios e dois segundos lugares do ranking, no que respeita a visitar e viver. Estes dois concelhos ocupam respectivamente o 18º e o 19º lugares no ranking nacional, sendo as palavras mais procuradas em Albufeira “alojamento” e em Portimão “praia”.
Os piores resultados
De todos os municípios regionais os pior classificados no ranking de buscas on-line da Bloom Consulting foram Alcoutim (16º) com a posição 280 no ranking nacional, São Brás de Alportel (15º) a ocupar o 184º nacional e Castro Marim (14º) que se ficou pelo 161º lugar no país.
Não obstante, o Algarve tem quatro municípios entre os 25 mais procurados on-line no país – Faro, Albufeira, Portimão e Lagos – seguidos de perto por Loulé. Já nos 50 mais nacionais o Algarve coloca seis concelhos e entre os primeiros 100 do ranking nacional a região tem nove municípios.