Não, não se trata do Porto, nem de Braga ou Viana do Castelo. Na verdade, a cidade portuguesa que se destaca na lista elaborada pela revista Condé Nast Traveller: Reader Choice Awards não está situada no norte do país. Este ranking, que é dominado por uma metrópole escandinava, celebra as cidades mais acolhedoras, característica de várias cidades do velho continente.
A Condé Nast Traveller, uma conceituada revista britânica dedicada ao turismo de luxo, solicitou aos seus leitores que escolhessem as 10 cidades europeias onde a hospitalidade se revela um dos principais cartões de visita. Para muitos viajantes, chegar a um destino desconhecido e sentir-se acolhido pelos habitantes locais transforma a experiência, enriquecendo a visita de forma significativa. A hospitalidade, juntamente com o património cultural e natural, é um dos elementos que pode mudar radicalmente a percepção de um destino turístico.
A votação da Reader Choice Awards é uma tradição da publicação, que todos os anos permite aos leitores decidir sobre diversos tópicos, desde os melhores hotéis do mundo até as cidades mais acolhedoras do planeta. Este ano, a lista das cidades mais acolhedoras da Europa inclui a seguinte classificação:
- Estocolmo (Suécia) – pontuação: 94,07
- Budapeste (Hungria) – pontuação: 91,88
- Valência (Espanha) – pontuação: 91,00
- Viena (Áustria) – pontuação: 89,73
- Berlim (Alemanha) – pontuação: 89,71
- Palma de Maiorca (Espanha) – pontuação: 89,52
- Copenhaga (Dinamarca) – pontuação: 89,36
- Lisboa (Portugal) – pontuação: 88,38
- Milão (Itália) – pontuação: 88,00
- Nápoles (Itália) – pontuação: 87,81
Surpreendentemente, Lisboa destaca-se neste ranking, ocupando o oitavo lugar com uma pontuação de 88,38. Este resultado reafirma que a hospitalidade não é uma característica exclusiva do norte ou do sul da Europa. A cidade de Lisboa, com a sua riqueza cultural, gastronomia vibrante e, claro, a simpatia dos seus habitantes, mostra que a hospitalidade portuguesa está bem representada.
Assim, do Mediterrâneo às gélidas terras da Escandinávia, os viajantes podem esperar um acolhimento caloroso em vários destinos europeus.
Leia também: Esta estante do Lidl garante arrumação para toda a família por menos de 10€