O Bloco de Esquerda de Faro (BE) criticou e denunciou em comunicado dirigido à comunicação social a recente instalação de um circo com animais na cidade.
“O Bloco de Esquerda de Faro reforça o seu repúdio pela exploração e tortura animal para fins de entretenimento da espécie humana, como já havia sido evidenciado pela campanha de 2012 “Circo Natural é sem animal””, refere a nota remetida às redacções.
A força política ressalva que “apesar de o referido circo ter já terminado”, “em harmonia com outros organismos municipais assim como outras forças políticas, associações e munícipes, demonstramos o nosso enorme desagrado pela fixação de um circo com animais neste município, tendo consciência da exploração e tortura de várias espécies de animais, algumas em vias de extinção, exploradas em condições intoleráveis desde que nascem até que deixam de servir o propósito comercial de que são objecto: o entretenimento da espécie humana e consequente enriquecimento de quem maltrata e inflige dor e trauma a estas espécies”.
Para os bloquistas farenses, “o facto de um circo utilizar terrenos privados em vez de públicos não atenua nem elimina os maus tratos a que os animais são sujeitos”.
O comunicado remata enfaticamente, dizendo que “é necessário proteger os que não têm voz. É necessário um município livre de espectáculos com animais”.