A Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, tem patente até ao próximo dia 26 uma exposição fotográfica que traz ao Algarve a fé e o culto dos açorianos. A exposição tem como autor Marcelo Borges, intitula-se “Gente de Fé” e substitui a mostra “Retratos do Norte”, que teve de ser cancelada.
A mostra, integrada na 7.ª Semana Cultural da Casa dos Açores no Algarve, “Letras, Música, Artes e Sabores”, revela todo o envolvimento que o povo do arquipélago tem pelas suas tradições religiosas na perspectiva do igualmente açorense Marcelo Borges. O sentir genuíno de uma fé ancestral está agora expressa pela objectiva do autor, que é natural de São Miguel.
Marcelo Borges desenvolveu o seu gosto pela fotografia enquanto estudante de artes no Liceu Antero de Quental. Desde então investiu na sua formação, por via autodidacta e com acompanhamento profissional. Em 2012 recebeu uma bolsa de criação artística, na área da fotografia, atribuída pelo Governo Regional dos Açores. O seu trabalho encontra-se referenciado na colecção privada do Instituto Açoriano de Cultura.
Organizado pela Associação Norte Crescente, em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores e com o patrocínio do Governo Regional dos Açores, esta exposição pretende revelar o culto e as tradições religiosas, promovendo igualmente o arquipélago.
A exposição pode ser apreciada na Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas e ao sábado, das 10.30 às 17.