Os deputados do Bloco de Esquerda (BE) João Vasconcelos e Carlos Matias dirigiram um conjunto de perguntas ao Governo através do Ministério do Mar, alusivas à construção de um porto de abrigo na Fuseta, alegando ser uma obra “da maior importância para a comunidade de pesca”.
O BE considera que a comunidade piscatória da Fuseta enfrenta “vários problemas”, sendo um deles “a falta de um porto de abrigo para a frota local”.
Recorde-se que o Instituto Portuário do Sul anunciou, em 2002, o “arranque de um estudo de impacto ambiental necessário à construção do referido porto de abrigo”.
Neste contexto, os deputados do Bloco questionaram a Ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino, sobre qual o ponto de situação em que se encontra o estudo e, sobretudo, sobre quais as conclusões a que chegou.
“O porto de abrigo é uma obra marítima que minimiza as diversas vicissitudes enfrentadas pela comunidade piscatória da Fuseta e constitui um factor de dinamização económica local, sendo fundamental saber quando o Governo iniciará diligências para a construção desta infra-estrutura”, refere o BE em nota de imprensa.