A comemoração decorreu no Auditório Municipal de Olhão e contou com a participação especial da banda Íris.
Foi fundada em 1 de Dezembro de 1862 pelo pároco da freguesia, Prior Simas.
Em 1953, a Banda foi forçada a parar a sua actividade durante cinco anos. Mas, graças à vontade e ao esforço dos músicos, a Banda voltou a sair à rua em 1 de Dezembro de 1958.
A 28 de Julho de 2006 constituiu- se como Associação Cultural Sem Fins Lucrativos. Actualmente, presidida por Amarildo Alves, é composta por 30 elementos não profissionais, de todas as idades, dirigidos pelo maestro Luís Rodrigues.
Ao longo da sua carreira muitos foram os momentos de destaque, como a participação na Grande Exposição do Mundo Português em 1940, ou no 1º Concurso Nacional de Bandas Civis em 1960. No dia 16 de Junho de 2012 foi agraciada com a medalha de mérito – Grau Ouro pelo município de Olhão como reconhecimento pelas actividades desenvolvidas na cultura.
A Banda conta ainda com uma Escola de Música com aulas de formação musical, solfejo e aprendizagem de instrumentos de sopro ou percussão.
As parcerias estabelecidas com a Câmara de Olhão e as Juntas de Freguesias do concelho são essenciais à manutenção desta, que é, talvez, a mais antiga entidade do concelho, em actividade.
(Artigo publicado na edição papel do Caderno Cultura.Sul de Dezembro)