O Banco de Portugal (BdP) emitiu um alerta, na quarta-feira, sobre uma nova forma de fraude telefónica que tem vindo a afetar alguns cidadãos. Neste esquema, indivíduos alegando ser colaboradores do BdP telefonam para potenciais vítimas, convidando-as a instalar uma aplicação fraudulenta nos seus dispositivos móveis. O método utilizado pelos fraudadores implica a utilização do número de telefone oficial do Banco de Portugal (213 130 000).
De acordo com o comunicado do BdP, partilhado pelo site SOL, as vítimas são informadas de que as suas contas bancárias foram alvo de phishing e que a instalação da aplicação proposta é essencial para salvaguardar os seus ativos financeiros.
O banco esclarece que não fornece serviços bancários comerciais a particulares ou empresas, sublinhando que este tipo de contacto é uma utilização indevida do nome e imagem da instituição. O BdP aconselha fortemente a população a não enviar dinheiro, divulgar dados pessoais ou informações bancárias, incluindo códigos de acesso e detalhes de cartões de crédito.
É importante destacar que as chamadas fraudulentas são feitas a partir de números que imitam o contacto geral do Banco de Portugal (spoofing). O BdP alerta que não solicita a instalação de qualquer aplicação em telemóveis ou computadores pessoais através de contactos telefónicos.
O comunicado termina com a recomendação de que, caso alguém receba uma chamada em que o número indicado seja supostamente do Banco de Portugal, e haja suspeita de fraude, o caso deve ser imediatamente reportado às autoridades competentes.
Adicionalmente, a instituição incentiva a comunicação direta com o Banco de Portugal, podendo tal ser feito através do endereço de e-mail [email protected] ou pelo número de telefone 213 130 000. A pronta denúncia destas situações é crucial para a proteção de potenciais vítimas e para a investigação das autoridades.
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