A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 arranca no próximo dia 30, cabendo à cidade de Loulé acolher o pelotão dos principais campeonatos nacionais de TT. Nesta edição, os participantes da Federação Portuguesa de Motociclismo são os primeiros a entrar em acção.
A prova começa com um prólogo/super especial, com 7,8 quilómetros, desenhado nas proximidades da cidade de Loulé, num misto de estradão rápido com bom piso e zonas mais sinuosas e técnicas. Foi criada uma zona de espectáculo para o público de fácil acesso, com boa visibilidade, onde se incluem dois grandes saltos, que permitem aos participantes das duas rodas, e não só, exibirem-se.
No domingo, a prova é constituída por dois traçados, usando os trilhos do triângulo Loulé, Alcoutim e Almodôvar, com 173 e 72 quilómetros. O percurso seleccionado é bastante rolante, maioritariamente com bom piso e características muito similares a troços de rali. No maior sector, estão previstas mais duas zonas de assistência, no sítio da Barrada e em Martim Longo.
Respondendo a uma pretensão dos concorrentes dos UTV/Buggys, este ano partem para a prova a seguir às motos e quads. Ganhando o seu espaço e respectivo protagonismo, os UTV/Buggy fazem dois sectores selectivos distintos ao longo de 245 quilómetros. Começam a sua aventura na Cortelha para o SS maior, com término na vila alentejana de Almodôvar. Segue-se uma curta ligação até ao Ameixial, local de partida para o último sector que irá terminar na pista de Motocross da Cortelha.
Este ano a Baja algarvia também acolhe a classe Hobby, que se destina a promover a modalidade TT. Só podem participar pilotos sem licença desportiva motociclística nos últimos três anos. Para além do prólogo, os participantes desta classe apenas participam no maior percurso, entre Cortelha e Almodôvar, e partem atrás dos concorrentes do CNTT.
Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 conta com o apoio activo das Câmaras de Loulé, Alcoutim e Almodôvar e o patrocínio de Solverde – Casinos do Algarve.
Mais informações em http://www.clubeautomovelalgarve.pt, http://www.facebook.com/caalgarve ou https://twitter.com/caalgarve.