As autocaravanas estão impedidas de estacionar na Praia e Faro e mesmo no parque exterior à praia, junto à pista do aeroporto, como o POSTAL noticiou ontem. Assim o impõe a sinalização de trânsito existente quer no cruzamento da Arábia, quer junto à rotunda situada na ‘curva do aeroporto’.
Face à notícia do POSTAL a autarquia farense esclarece que “este ano à semelhança do ano anterior” a proibição de estacionar autocaravanas dentro da Praia de Faro – após a ponte – foi estabelecida por edital camarário e durará até 15 de Setembro, evitando-se assim que este tipo de veículos que ocupam mais espaço de estacionamento e têm por regra uma permanência mais longa no mesmo local retirem espaço de estacionamento nos parques interiores da praia”.
Exactamente por isso a sinalização foi colocada logo junto ao cruzamento da Arábia, para evitar o percurso até à ponte e as necessárias manobras de inversão de marcha, e reforçada junto à rotunda da ‘curva do aeroporto’, esclareceu a autarquia.
Com a abertura do novo parque de estacionamento a proibição de circulação destes veículos será – uma vez entregue a obra pela Polis à Câmara, o que deverá acontecer nos próximos dias – alterada e passará existir sinal de trânsito proíbido para autocaravanas apenas à saída da rotunda da ‘curva do aeroporto’ evitando o acesso destes veículos à praia e a recta da ponte, remata a autarquia liderada por Rogério Bacalhau.
“Assim e uma vez alterada a sinalização as autocaravanas poderão estacionar no parque exterior à praia”, conclui a edilidade.
Câmara quer criar infra-estruturas adequadas a este tipo de turismo
A Câmara adianta que após a entrega da obra pela Polis a Câmara quer aproveitar a frente ribeirinha do parque exterior, voltada para a Ria Formosa, para ali instalar uma área de parqueamento para autocaravanas.
Neste quadro, adianta a autarquia, está a a ser projectada a instalação de uma zona de despejo de águas residuais para autocaravanas no local, o que implicará a criação de uma fossa asséptica já que na área não é possível instalar esgotos. A fossa será depois esvaziada de acordo com as necessidades.
Com esta medida a Câmara propõe-se dar resposta mais adequada às necessidades dos autocaravanistas que desejam escolher a Praia de Faro como destino. Entretanto na época baixa voltará a ser permitido o estacionamento de autocaravanas nos parques interiores da praias, refere o município.
Até lá fica a necessidade de cuidado e atenção à sinalização para os autocaravanistas, uma vez que, enquanto não for alterada a mesma as multas são sempre um risco.