A terceira edição da Algarviana Ultra Trail (ALUT), prova de trail running contínua mais longa de Portugal, realizou- se entre os dias 18 de novembro e 1 de dezembro e desafiou os participantes a atravessar o Algarve de uma ponta à outra.
Os mais de 300 quilómetros do ALUT começaram junto ao Rio Guadiana e estenderam-se até ao Cabo de São Vicente, passando pelos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo, atravessando as Serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique, desenvolvendo-se sobretudo em zonas florestais passando por aldeias e montes ricos na cultura e tradições de toda a região algarvia.
Paul Giblin foi o grande vencedor da prova, tendo inclusivamente estabelecido um novo recorde: 38:06. Rui Sequeira foi o melhor participante português ao terminar na segunda posição.
“Além da vertente competitiva, o ALUT regressou para esta sua terceira edição com um objetivo de consolidar o evento, mas também de continuar a promoção do Algarve enquanto destino, em particular do interior, bem menos conhecido e mais genuíno, e estimular assim a coesão territorial da região”, afi rma a organização da prova.O ALUT foi organizada pela Associação Algarve Trail Running e pela RTA – Região de Turismo do Algarve, em parceria com a ANA – Aeroportos de Portugal e a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)