Até ao próximo dia 24 de Abril vão passar por Albufeira 19 mil pessoas para a apresentação de um novo modelo automóvel, que começa a ser vendido em Maio, “num total de 28 mil dormidas, das quais 12.500 do sector das vendas e 6.500 directores executivos, ao ritmo de mais de 300 pessoas por dia, o que perfaz aproximadamente 100 mil refeições”, revelou ontem aos jornalistas Mário Ferreira, director-executivo do Grupo NAU Hotels & Resorts.
Segundo aquele responsável, desde o dia 22 de Fevereiro que chegam diariamente no Aeroporto de Faro entre três a seis voos “charters” com pessoas de todo o mundo para participarem no evento “Tiguan Experience 2016”, que marca a apresentação, para a rede mundial de venda e distribuição, da nova geração do modelo da marca alemã de automóveis Volkswagen.
O complexo da Herdade dos Salgados, em Albufeira, está reservado exclusivamente para o evento e foi adaptado para o efeito, nomeadamente através da retirada de sete filas de cadeiras de um auditório com capacidade para 1.650 pessoas, de forma a duplicar o tamanho do palco onde é apresentado o automóvel ao público.
Evento decorre até dia 24 de Abril
O evento começou a ser pensado há um ano e meio e decorre até ao dia 24 de Abril, mas ontem foi o dia escolhido pela organização para apresentá-lo à imprensa nacional.
“Se não tivéssemos este evento não teríamos mantido 200 postos de trabalho no Inverno, não teríamos contratado 400 pessoas adicionais três meses antes do período normal de contratação e não teríamos aberto duas unidades hoteleiras mais cedo do que o habitual”, sublinhou o empresário.
Mário Ferreira revelou ainda que a operação representa mais de 50% da facturação em época baixa e 10% do ano todo, observando que, num ano como este, o segmento de eventos representa cerca de 15% das receitas do grupo NAU.
Ao todo, estão alocados 511 quartos e 29 salas de reuniões totalmente dedicadas ao evento, para além de várias áreas de exposição dos carros, salas de formação, oficinas e estacionamentos.
A directora de eventos da Volkswagen, Sandra Waidelich, não quis revelar se a escolha de Portugal para a apresentação do novo modelo da marca alemã significa que a marca invista mais no país, dizendo apenas acreditar que o novo Tiguan “será um sucesso”.
A responsável da marca automóvel adiantou também que a decisão relativamente ao local para apresentar o novo veículo à rede mundial de venda e distribuição, tomada há um ano e meio, ocorreu antes de ser conhecida a fraude de emissões nos motores a gasóleo da Volkswagen.
Durante uma das sessões de apresentação do automóvel, a que os jornalistas assistiram, o apresentador aproveitou para, em nome da marca, pedir desculpa aos funcionários e clientes, sublinhando que a Volkswagen está empenhada em recuperar a confiança dos clientes.
O presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, que marcou também presença no evento, aplaudiu o investimento da marca alemã no Algarve, que classificou como tendo um efeito “multiplicador”, numa altura em que a região é mais frágil.
“Cada um dos que cá vem por um dia já deve estar a marcar férias para voltar”, gracejou, elogiando a operação de marketing montada pela Volkswagen, que é muito boa “para Albufeira, o Algarve e Portugal”.
A secretária de Estado do Turismo também compareceu ontem no certame, que destacou como “uma das respostas que satisfazem a necessidade de Portugal ter turismo todo o ano” para combater a sazonalidade.
Ana Mendes Godinho reiterou que o Governo criou uma “equipa de choque” para a captação internacional de congressos e de eventos corporativos com dimensão, que descreveu como “uma alavanca importante para garantir factores de atractividade fora da época alta”.
O orçamento alocado a esta equipa ainda está a ser fechado, observou a governante, sublinhando que o objectivo é captar eventos de grande dimensão em época baixa, em zonas do país onde habitualmente não acontecem.
(Agência Lusa)