Seja a trabalhar fora de casa, a desempenhar funções remotamente, ou mesmo a desfrutar de um dia de descanso, há muitas pessoas que não conseguem começar o seu dia sem primeiro arrumar a cama. Uns fazem-no para manter o quarto mais organizado, outros para prevenir que o pó se acumule nos lençóis. Se pertence ao grupo que tem o hábito de fazer a cama todas as manhãs, fique atento. Um artigo publicado no The Jerusalem Post e citado pelo IOL alerta que esta prática aparentemente inofensiva pode, na verdade, prejudicar a sua saúde.
O aviso foi dado por uma especialista em limpeza, que conta com mais de 135 mil seguidores na sua conta de Instagram. Conhecida online como Mrs. D’s Cleaning Reviews, a criadora de conteúdos alertou que arrumar a cama logo pela manhã pode criar o cenário ideal para a propagação de ácaros e até de percevejos.
Durante a noite, transpiramos e a nossa pele vai-se renovando, deixando resíduos nos lençóis, o que atrai ácaros e percevejos. Além disso, ao arrumarmos imediatamente a cama, corremos o risco de aprisionar o calor entre os lençóis, criando o ambiente ideal para que algumas pragas se multipliquem, avisa a especialista no seu vídeo.
Esta informação é corroborada por um estudo realizado pela Universidade de Kingston, em Londres, no âmbito da infância. Segundo os investigadores, arrumar a cama logo ao acordar pode aumentar a sensibilidade e até causar problemas de saúde, como alergias ou asma, devido à presença de ácaros.
Será que devemos então deixar de fazer a cama?
A resposta está em permitir que a cama “respire”. A especialista em limpeza sugere que se deve arrumar a cama apenas uma hora após se levantar. Se a sua rotina não lhe permitir tal, o melhor é deixar a cama desfeita durante todo o dia e arrumá-la ao regressar a casa, no final do dia.
Deixar a cama “respirar” ajuda a evitar a acumulação de ácaros e contribui para prolongar a vida útil do colchão.
Leia também: Esta é uma das zonas não vigiadas mais perigosas do Algarve e registou 53 salvamentos este verão