Com a chegada do outono, as castanhas tornam-se uma presença habitual em mesas de convívio entre amigos e familiares. Deliciosas e nutritivas, estas pequenas iguarias, no entanto, podem dar trabalho a descascar. A nutricionista Iara Rodrigues partilhou recentemente no Instagram algumas dicas para tornar esta tarefa bem mais simples.
Para começar, Rodrigues recomenda lavar bem as castanhas. Depois, o truque para que fiquem fáceis de descascar envolve deixá-las de molho. “Totalmente cobertas em água, durante 30 minutos, no mínimo”, aconselha a nutricionista. Este passo ajuda a amolecer a casca e facilita o corte.
Depois de escorridas, faça um corte em cada castanha, o que permitirá que a casca abra com mais facilidade durante a cozedura. Em seguida, coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com sal grosso, envolvendo bem as castanhas. O sal ajuda a intensificar o sabor e pode, até, ajudar na formação de uma casca mais crocante. Leve então ao forno pré-aquecido a 200ºC por 35 a 40 minutos ou, para quem prefere soluções mais rápidas, utilize uma air fryer, que reduz o tempo de preparação para cerca de 20 minutos.
Desta forma, além de deliciosas, as castanhas tornam-se muito mais fáceis de descascar, permitindo-lhe desfrutar da experiência sem preocupações. É uma técnica simples, mas eficaz, para saborear este clássico da estação.
Leia também: Costuma fazer transferências por Multibanco? Saiba o limite máximo permitido