O pneu é um dos elementos fundamentais na condução. Os fabricantes, durante a sua produção, são obrigados a fornecer informações importantes, geralmente apresentadas através de números e códigos. Entre essas marcas está o ponto vermelho, cujo significado é desconhecido por muitos. Saiba agora mais neste artigo com a colaboração do El Motor.
Segundo a mesma fonte, “estes dados certificam as medidas adequadas para cada veículo, a data de fabrico, a velocidade máxima permitida, entre outros. No entanto, os pontos vermelhos não são obrigatórios e a sua utilização durante a montagem dos pneus depende das diferentes marcas”.
Existem também outras especificações menos conhecidas, mas de grande importância para a correta montagem: pontos de cor vermelha, que às vezes aparecem em forma de triângulo. Estes são visíveis nas laterais do pneu quando ainda são novos.
“O objetivo destes pontos é garantir uma boa montagem da roda no carro, facilitando o equilíbrio. Eles indicam o ponto máximo de variação da força radial (RFV, na sigla em inglês), um defeito impercetível a olho nu, causado pelo facto de nenhum pneu ser perfeitamente simétrico ou ter uma rigidez estrutural uniforme”, explica o El Motor.
Além disso, a jante não é completamente uniforme: em certos modelos, há uma marca que indica o ponto onde o peso é mais elevado, gerando uma maior força centrífuga durante a rotação. No momento da montagem do pneu, essa marca é levada em consideração junto com o ponto vermelho, o que ajuda o mecânico a fazer um melhor equilíbrio com a adição de contrapesos.
A relevância do equilíbrio
O equilíbrio adequado dos pneus é crucial. Por um lado, elimina vibrações nas rodas, melhorando o conforto durante a condução e prevenindo um desgaste irregular e precoce dos pneus.
Por outro lado, um desequilíbrio nas rodas pode prejudicar o desempenho do veículo a determinadas velocidades e até provocar danos em componentes da suspensão, como os amortecedores.
Marcas amarelas e brancas
Em alguns pneus, também podem ser vistas marcas amarelas. Estes pontos ou triângulos amarelos indicam a área onde o pneu é mais leve, servindo como uma referência útil para o equilíbrio estático, alinhando-as com o ponto da jante onde está a válvula de enchimento, caso não haja uma máquina de equilibrar disponível na oficina.
Por outro lado, alguns modelos podem apresentar pequenos círculos brancos que sinalizam o ponto de menor variação da força radial (RFV), ou seja, a área onde o pneu é mais flexível.
Contudo, esta marca pode gerar confusão, já que alguns fabricantes utilizam o círculo branco para sinalizar que o pneu passou no controlo de qualidade, refere a mesma fonte.
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