A possibilidade de utilizar o sistema MB BAY em Espanha e em Itália está para breve graças a um acordo assinado entre os três operadores que oferecem redes de pagamentos instantâneos nos respetivos países. Este passo foi dado por entidades privadas antes do euro digital estabelecer um sistema alternativo harmonizado e pan-europeu, previsto apenas para o final da década. De recordar que o MB WAY é uma aplicação portuguesa que permite associar a sua conta bancária no seu smartphone o que permite fazer pagamentos sem recurso a cartão multibanco.
Enquanto em Portugal se utiliza o MB WAY, em Espanha existe o Bizum e, em Itália, o Bancomat. Todas essas soluções permitem realizar pagamentos via telemóvel, e o acordo assinado tem como objetivo “implementar a interoperabilidade entre elas”, conforme indicado pela SIBS, a entidade responsável pelo MB WAY e pela rede Multibanco. Prevê-se que essa interoperabilidade seja possível em 2024.
Assim, um cliente com MB WAY no seu telemóvel que se encontre em Espanha poderá conectar-se a um cliente com Bizum e efetuar uma transferência ou pagamento, da mesma forma que o poderá fazer com um número de telefone italiano com Bancomat.
Embora o acordo envolva inicialmente três operadores, não está excluída a entrada de outros.
“O objetivo deste acordo é interligar as três principais soluções de pagamentos em que os utilizadores confiam em cada um destes países, deixando a porta aberta ao envolvimento de outras soluções de pagamento europeias em fases posteriores desta iniciativa”, indica-se em comunicado.
Já existem acordos para pagamentos noutros países, como o estabelecido entre a Bizum e um banco de Andorra. Contudo, alguns mercados, como os Países Baixos com o sistema Ideal, não fazem parte deste grupo inicial de operadores.
Os responsáveis pelas três soluções expressaram satisfação com este passo, destacando que “esta parceria vai permitir aos nossos utilizadores em Portugal enviar e receber dinheiro instantaneamente de/para um número de telemóvel espanhol ou italiano, de forma cómoda e segura”, como resume Madalena Cascais Tomé, presidente executiva da SIBS.
Leia também: Conheça os novos valores e escalões do Abono de Família para 2024