Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira realizaram esta sexta-feira uma ação de fiscalização dirigida à captura de bivalves na zona de Tavira, da qual resultou a apreensão de 9 artes de pesca.
“Durante esta ação foram detetados diversos mariscadores em plena atividade de captura de bivalves, com recurso a artes de pesca denominadas de ‘ganchorra de mão’, sem o devido licenciamento para a prática da atividade, tendo os mesmos acabado por se colocar em fuga ao aperceberem-se da aproximação dos elementos da Polícia Marítima”, explica a Autoridade Marítima Nacional em comunicado, acrescentando que “foram elaborados os respetivos autos de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima apreendido, como medida cautelar, um total de 9 artes de pesca, utilizadas na prática da atividade”.
No decorrer da ação foram ainda detetados e fiscalizados 15 mariscadores, não tendo sido detetada qualquer infração.
Nesta ação, estiveram empenhados 5 elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma viatura, duas motas 4×4 e uma embarcação.
Polícia Marítima apreende 57 artes de pesca em Tavira
No passado mês de fevereiro, a Polícia Marítima apreendeu um total de 57 artes de pesca no concelho de Tavira, no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade pesqueira e às normas de navegação.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), foi detetada uma teia com 35 covos no canal de navegação de Cabanas de Tavira, bem como uma teia com 20 alcatruzes e duas artes de pesca denominadas “redes tapa esteiros” no canal de navegação de Santa Luzia.
“No decorrer desta ação foram ainda detetadas 11 embarcações de recreio atracadas em local proibido, em vários cais na zona de Tavira, tendo os elementos da Polícia Marítima elaborado os respetivos autos de notícia”, acrescenta em comunicado.