Se tem saudades de ir ao cinema, esta semana oferece a oportunidade ideal. Entre os dias 21 e 23 de outubro, as salas de cinema em Portugal celebram mais uma edição da Festa do Cinema, com bilhetes a preço reduzido de 3,5 euros. Esta iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), já vai na segunda edição deste ano e promete atrair os cinéfilos com uma vasta seleção de filmes de vários géneros e origens.
“São várias dezenas de filmes, de todos os géneros, das obras nacionais às estrangeiras, em exibição a preço reduzido”, refere o comunicado da APEC, destacando a diversidade de filmes em cartaz, incluindo produções portuguesas e co-produções internacionais de grande relevância.
Entre as produções nacionais que estarão em exibição, destacam-se títulos como ‘Grand Tour’, de Miguel Gomes, vencedor do prémio de melhor realização em Cannes, e o nomeado pela Academia Portuguesa de Cinema como candidato aos Óscares para Melhor Filme Internacional. Outros destaques incluem ‘Manga d’Terra’, de Basil da Cunha, ‘O Teu Rosto Será o Último’, de Luís Filipe Rocha, e ‘A Flor do Buriti’, de Renée Nader Messora e João Salaviza.
O cinema em português continua em foco com obras como ‘O Melhor dos Mundos’, de Rita Nunes, e o documentário ‘Operário Amador’, de Ramon De Los Santos, que oferece uma perspetiva única sobre a vida operária. Além disso, várias curtas-metragens de jovens realizadores também terão destaque, incluindo ‘Um Caroço de Abacate’, de Ary Zara, e ‘As Sacrificadas’, de Aurélie Oliveira Pernet.
Os principais cinemas aderentes incluem Cinema City, Cinemas NOS, UCI, Cineplace e muitas outras salas de norte a sul do país. A iniciativa, que começou em 2015 e foi temporariamente suspensa devido à pandemia, volta a afirmar-se como um dos momentos mais aguardados pelos amantes da sétima arte.
Leia também: Esta estante do Lidl garante arrumação para toda a família por menos de 10€