As 17 corporações de bombeiros do Algarve receberam ontem, terça-feira, os novos equipamentos de protecção individual para combate a incêndios em espaços naturais, o resultado muito positivo de uma candidatura conjunta da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e da Autoridade Nacional para a Protecção Civil.
A aquisição destes novos equipamentos tem por objectivo melhorar o sistema de Protecção Civil na região e aumentar a sua capacidade de resistência através do reforço de equipamentos necessários à prontidão e qualidade exigidas em matéria de protecção e socorro, de forma a melhor proteger e servir a população e a floresta.
O reequipamento de metade do total dos efectivos das 17 corporações de Bombeiros com Equipamento de Protecção Individual foi financiado no âmbito do Programa Operacional “Valorização do Território”, no domínio da “Prevenção e Gestão de Riscos” e representa um investimento superior a 200 mil euros. O valor contou com o financiamento de 85% pelo Fundo de Coesão, tendo o restante montante sido suportado pela AMAL, na representação dos municípios algarvios, e pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Com esta candidatura a AMAL procurou, à semelhança dos anos anteriores, “dar um importante contributo para a segurança da região numa altura em que se aproxima a época mais crítica do ano, no que respeita a incêndios florestais, através de um reforço imprescindível que vem dotar os bombeiros algarvios de melhores condições para prestar um melhor apoio à população”, segundo refere em nota de imprensa.
A entrega dos equipamentos de protecção individual teve lugar na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, durante a cerimónia de apresentação do DECIF 2015 – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.