A 78ª edição da Volta a Portugal em bicicleta começou hoje em Oliveira de Azeméis e percorre o país, ou melhor parte dele, até dia 7 de Agosto.
Mas os algarvios, que já se vão habituando a vê-la de longe e pela televisão, terão de deslocar-se no mínimo a Alcácer do Sal para ver os ases do pedal no dia 6 de Agosto. É que o mais a sul que a Volta a Portugal desce no mapa é a Alcácer do Sal na etapa que ligará esta localidade alentejana a Setúbal.
A pedalar pelo país andarão as equipa do Sporting – Tavira e do Louletano – Hospital de Loulé, mas para ver os nossos ciclistas só pelo pequeno ecrã, ou deslocando-se até à volta que passa ao lado – bem ao lado – da região. Para acompanhar a evolução das esquadras algarvias poderá também acompanhar a volta através da rádio.
Talvez um dia a Volta a Portugal regresse ao Algarve, a Loulé e a Tavira, por exemplo, que tão grandes tradições têm neste desporto.
Quanto ao dia de hoje, Rafael Reis triunfou no prólogo e vestiu a primeira Camisola Amarela da competição. O corredor da W52-FC Porto foi o mais rápido entre os 143 corredores que completaram um percurso curto, técnico e difícil de 3,6 quilómetros, no centro de Oliveira de Azeméis.
O melhor ciclista das equipas algarvias foi Vicente Rubio com as cores do Louletano – Hospital de Loulé, sexto da geral individual, já Rinaldo Rocentini foi o melhor da esquadra do Sporting – Tavira, com um nono posto.
Na geral de equipas e após a primeira prova da volta a Sporting – Tavira é quarta e a Louletano – Hospital de Loulé quinta.