O médico de saúde pública Carlos André faleceu esta segunda-feira. As reações a esta triste notícia não se fizeram esperar e muitos são os que manifestam nas redes sociais a sua tristeza e consternação perante a sua partida.
“Hoje perdemos um Amigo, Carlos André deixou-nos, um Homem Bom que sempre esteve presente quando a nossa família necessitou”, afirma sentidamente o médico Rui Lourenço.
“Foi em 1973 que nos conhecemos, nas mesas da pastelaria Lusíadas onde estudávamos antes de irmos para as aulas na Junqueira antes de abrir a nossa Faculdade no Campo de Santana. Partilhámos princípios e valores, momentos bons e maus, aprendi a conhecê-lo como pessoa de grande sensibilidade, um artista. Fomos nos encontrando pela vida… “, acrescentou.
O Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve também já manifestou o seu “mais profundo pesar pelo falecimento de Carlos André de Sousa Gomes, médico de Saúde Pública, antigo Delegado de Saúde Coordenador da Unidade de Saúde Pública do ACeS Sotavento entre 2011 e 2022”.
“A sua dedicação à Saúde Pública, simpatia, camaradagem marcaram todos aqueles que se cruzaram consigo ao longo destes anos e que a todos vai deixar uma enorme saudade”, refere o Conselho Diretivo.
“Um grande abraço e até sempre, Carlos. Foste um exemplo tranquilo, sereno e forte para todos nós…”, expressa Aníbal Coutinho.
“O que me custa partilhar estas fotos e dizer-vos que o Carlos André já não está entre nós. Amigo de infância daqueles tempos em que tínhamos o Farol só para nós, irmão mais velho da minha querida amiga Manel, filho querido da D. Gracinda que ainda está entre nós, companheiro de tantas coisas boas daqueles tempos e que, mais tarde, vim encontrar na ARS Algarve como médico de saúde pública dedicado e extremoso. Todos os que o conheceram só podem dizer bem dele. Meu querido amigo aqui fica uma singela homenagem de quem te trás no coração. Aos familiares e amigos um abraço de conforto. Descansa em Paz! Até sempre!”, afirma a amiga Margarida Manita Gouveia.
Também Câmara Municipal de Tavira manifestou “o seu grande pesar pelo falecimento do Dr. Carlos André de Sousa Gomes, médico de Saúde Pública e antigo Delegado de Saúde e Coordenador da Unidade de Saúde Pública do ACeS Sotavento, entre 2011 e 2022”.
A autarquia tavirense entende que “é tempo de publicamente reconhecer e expressar toda a sua gratidão pelo trabalho do Dr. Carlos André, enquanto elemento da Subcomissão Municipal de Proteção Civil que, durante a pandemia COVID-19, assumiu um papel fulcral, trabalhando afincadamente, para a tão desejada mitigação da propagação da doença. A sua disponibilidade para colaborar com o Município foi total, sempre numa atitude proactiva na procura de soluções, perante uma nova realidade, e na resposta atempada às solicitações por parte da população”.
“Conhecido pela sua simpatia e boa disposição, tratamento amável e proximidade dos utentes, funcionários e entidades, deixará uma enorme saudade em todos aqueles que com ele tiverem o privilégio de se relacionar”, destaca.
Carlos André esteve ao serviço do SNS cerca de 40 anos
Natural de São Brás de Alportel, Carlos André esteve ao serviço do SNS cerca de 40 anos. Aposentado desde junho de 2022, iniciou o seu percurso profissional nos anos 80, passando pelo Alentejo, Setúbal e região do Algarve, tendo desempenhado a Coordenação de Serviços de Saúde e Delegado Concelhio de Saúde, nos concelhos de Serpa, Palmela, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Em 2009 foi designado Vogal do Conselho Clínico do ACeS Sotavento e, posteriormente, em finais de 2011 Delegado de Saúde Coordenador da Unidade de Saúde Pública do ACeS Sotavento, cargo que desempenhou até 2022.
Ao longo da sua carreira coordenou ainda diversos Programas regionais de Saúde, designadamente, PEPT 2000 – Programa de Educação para Todos, o Programa de Intervenção Integrada sobre Fatores Determinantes da Saúde relacionados com os estilos de vida e o Programa de Saúde Escolar.
A família Maria Gomes organizou uma homenagem a Carlos André, que terá lugar na quinta-feira, 4 de abril, entre as 15:00 e as 16:00, no Crematório de Faro, perto da Conceição de Faro.
Aos familiares e amigos do médico Carlos André, o POSTAL do ALGARVE endereça as mais sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
Leia também: Mulher perde a vida em acidente junto à ponte nova de Portimão