Se em 2016 o ano foi recheado de recordes para a região algarvia, 2017 voltou a superar expectativas e Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), foi novamente à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) mostrar os números vencedores da mais importante região de turismo do país.
Mais de 19 milhões de dormidas, mais de quatro milhões de hóspedes, mais de um milhão de proveitos, mais de um milhão de voltas de golfe e mais de oito milhões de passageiros no Aeroporto de Faro, 6,1 milhões dos quais oriundos do Reino Unido, são os números que tornaram 2017 num ano de novos records para o Algarve.
A região volta a alcançar os melhores indicadores turísticos desde que há dados estatísticos, para os quais contribuíram em grande escala os mais de 40 prémios recebidos no ano passado: Melhor Região de Turismo Nacional (Publituris Travel Awards); Algarve Marca de Confiança dos Portugueses (Selecções do Reader’s Digest); Melhor Destino de Praia da Europa (World Travel Awards); Best Beach Destination (MONDO Best Intravel Awards); Best Summer Sun Destination (Irish Travel Industry Awards); dez prémios nos World Travel Awards; quatro prémios nos World Luxury Hotel Awards; três prémios nos Publituris Travel Awards; três prémios nos Publituris Portugal Trade Awards; e quatro prémios internacionais de Golfe.
Algarve genuíno é a grande aposta da RTA
A RTA continua a apostar fortemente em aumentar o turismo na época baixa e para isso o objectivo passa por consolidar um “Algarve genuíno, onde todos têm lugar, desde a serra ao barrocal”. Para Desidério Silva, “o sucesso da região depende claramente daquilo que cada município é capaz de fazer por um Algarve melhor, com mais qualidade e mais forte na sua oferta. É necessário valorizar o destino de praia e fazer com que quem nos visita queira conhecer o resto da região”.
No plano de marketing estratégico para o turismo do Algarve 2015-2018 destacam-se o turismo de natureza (Cycling & Walking, Birdwatching, Algarve Nature Week), a gastronomia e os vinhos (Algarve Cooking Vacations, Dieta Mediterrânica) e o turismo cultural (365 Algarve, Caravela Boa Esperança, UMAYYAD). A estes, o presidente da RTA fez questão de acrescentar o turismo de inclusão que tem uma procura cada vez maior, tanto no Algarve como no resto do país. “Há milhões de pessoas com dificuldades e têm de ser criadas as condições necessárias para receber estas pessoas porque o Algarve está no caminho da sustentabilidade mas cada um tem de fazer o seu trabalho para que a região seja um destino turístico multifacetado de excelência para todos os gostos”.
SP Televisão apresenta na BTL segunda temporada de ‘Paixão’
Foi na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), durante a apresentação da Região de Turismo do Algarve (RTA), que Jorge Marecos Duarte, administrador da SP Televisão, apresentou a segunda temporada da novela Paixão, na presença de alguns actores do elenco.
A novela é transmitida na SIC e gravada em Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila do Bispo. Seis concelhos do Algarve que, para Jorge Marecos Duarte, “entraram numa parceria e fizeram uma aposta que nós estamos a preencher através da promoção, na novela Paixão, daquilo que cada um deles tem de melhor para oferecer, porque o Algarve é uma experiência única”.
Clique AQUI para ver a fotogaleria do evento.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)