O Algarve acolhe um dos maiores torneios de basquetebol da Península Ibérica em julho de 2020.
O Basket Youth Festival é um torneio internacional de basquetebol, de cadência anual, organizado pelo treinador Nuno Martins em parceria com o Clube de Basquete “Os Tubarões”. Este ano o torneio realiza-se em Quarteira e Loulé, de 2 a 5 de julho, e conta com 700 participantes (crianças entre os 6 e 13 anos).
O evento já tem confirmada a participação de 50 equipas oriundas de todas as regiões do país, ilhas, Espanha e de outros países da Europa (Polónia já confirmada).
Segundo avança a organização, “o torneio é um dos maiores da Península Ibérica e espera tornar-se num dos maiores da Europa”.
O torneio tem “como objetivo proporcionar momentos inesquecíveis de confraternização entre clubes, treinadores e jogadores de diversos países, dentro e fora dos campos, promovendo a diversidade cultural e o fair-play, através de um denominador comum a todos os presentes: a ilusão pelo basquetebol”, complementa a entidade organizadora.
“De forma a manter esta ilusão pelo nosso desporto favorito, o evento conta com vários pontos altos que consubstanciam o lema do torneio “O sonho Começa aqui”, complementa.
O torneio conta com Jogos All Star e finais nas seis competições distintas, de cada escalão, recriando o ambiente dos jogos da NBA, desfile de todas as equipas na noite do dia 3 de julho, terminando no palco onde serão dadas as boas vindas pelas entidades institucionais, oito campos de jogos em Quarteira a 300 metros da praia, atividades no Aquashow, uma sunset party e ainda concursos e atividades noturnas.
Nuno Martins, organizador, explicou ao POSTAL que “as provas vão decorrer em Quarteira, mas as finais são em Loulé”.
“Queremos alimentar ainda a ilusão que existe nas crianças desta idade. Vamos tentar recriar nesse domingo o ambiente do NBA, da principal liga de basquetebol mundial, nomeadamente, fazendo jogos All Star, onde são selecionados os miúdos mais evoluídos de cada equipa”, afirma.
O organizador confidencia que “vão recriar um ambiente mágico para os miúdos. São os treinadores de cada equipa que escolhem os miúdos que acham que se distinguiram e que merecem esse destaque por parte da equipa toda”.
A ideia é “premiar esses miúdos porque são miúdos que são diferentes e que ajudam muito os outros e entregamos sempre este prémio imbuído num grande espetáculo”.
O torneio conta com 700 participantes. “Temos sempre de limitar o número de participantes porque, felizmente, inscrições não faltam e temos de balizar os números, devido a questões logísticas relacionadas com o alojamento e a alimentação”.
Torneio realiza-se pela primeira vez em Quarteira e Loulé
Nuno Martins afirma que “este torneio nasce de uma parceria com o Clube de Basquete ‘Os Tubarões’ e vai ter o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, como parceiros institucionais e já temos confirmados também o Banco BPI e o Aquashow. Estamos ainda na fase de angariação de mais apoios e patrocínios”.
“Outro dos objetivos que temos é tentar criar intercâmbios entre os Tubarões e clubes internacionais. Neste momento temos um protocolo “informal” com uma equipa polaca de modo a que possamos ir aos torneios deles e eles aos nossos”, explica ao POSTAL.
Nuno Martins conta ao POSTAL que “esteve na Polónia no ano passado, daí ter começado essa ligação. Os Tubarões vão à Polónia em maio a um dos maiores torneios da Europa, que conta com cerca de 3.000 participantes. A comitiva dos Tubarões vai ser a maior comitiva que alguma vez foi àquele torneio: somos cerca de 80 pessoas, entre atletas e pais de atletas”.
“No verão eles também vêm ao nosso torneio. A ideia é começarmos a fazer este tipo de intercâmbio porque é algo muito rico, não só na vertente desportiva, mas também como experiência pessoal”, salienta o treinador.
Nuno Martins explica que “para além das finais e dos jogos all star vamos ter outras atividades integradas na programação da cidade. Nessa altura do ano há um período de 15 dias onde há concertos todas as noites. O objetivo é tentar juntar as coisas”.
“Vamos ainda entregar o manual do acompanhante que é um conjunto de informações destinadas aos familiares sobre o que vai acontecer durante esses dias e que contempla também outras atividades que poderão fazer. É um manual de apoio para que possam aproveitar da melhor maneira os dias que cá estiveram”, afirma.
O sonho nasceu na altura do mundialito de futebol Nuno Martins explicou ao POSTAL que os seus filhos participaram no mundialito de futebol há alguns anos. “Quando vivi o ambiente do mundialito pensei que seria bom criar algo semelhante, mas voltado para o basquetebol. Sempre acreditei que no basquetebol o ambiente seria muito melhor. O sonho começou aí e depois também porque considero que o Algarve tem todas as condições para que eventos destes se realizem na região”, afirma.
O objetivo é que “o torneio cresça até atingir uma dimensão considerável”.
“Uma coisa que transmiti logo aos Tubarões foi que quero que o evento cresça cada vez mais e que atinja uma dimensão muito grande, pelo que, no futuro, este vai ter de ser um evento que tem de ser distribuído por várias cidades do Algarve, onde a região aparece como um todo”, afirma Nuno Martins.
O treinador reforça que “temos muita coisa bonita no Algarve, desde a serra até à praia, para mostrar e se no futuro o fizermos em várias cidades, podemos mostrá-lo de uma forma diferente”.
“Estou muito entusiasmado porque vejo que nestas cidades temos melhores condições a vários níveis. Todos os campos estão a 300 metros da praia, o que permite que qualquer equipa que não esteja a jogar e tenha um tempo morto esteja na praia”, realça o organizador.
“Vamos ainda ter um sunset com música, onde os miúdos vão poder participar, o que é algo que só é possível devido às condições naturais de estarmos onde estamos”, explica.
Treinador fala sobre as expetativas relativas ao torneio
Nuno Martins disse ao POSTAL que “as expetativas são muito elevadas pelo facto de agora passarmos a estar em Quarteira e Loulé, porque vejo que existem todas as condições para este ser um grande evento”.
“Para além disso, os Tubarões estão muito entusiasmados. Os atletas e os próprios pais estão muito motivados até porque nunca participaram em nenhum torneio com esta dimensão”, explica.
O encontro vai contar com 100 voluntários (jogadores e pais de jogadores).
As redes sociais “são também um grande impulsionador dos nossos eventos. Durante os encontros já atingimos as 3.000 interações online e a
transmissão de jogos através do Facebook, sportflash e FPBtv, já chegaram a ultrapassar 15.000 visualizações”.
Nuno Martins conclui agradecendo a todos os voluntários dos Tubarões, parceiros e patrocinadores que tornam tudo isto possível”.
Para saber mais informações sobre o evento clique AQUI
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)